19/12/2016

Prestando atenção ao que se passa




Por curiosidade ou por instinto de preservação eles prestam sempre atenção ao que os rodeia.











Fotos: Pessoais
Ler o post completo

18/12/2016

Allamanda




A Allamanda é uma trepadeira com lindas e coloridas flores, originária da América da Sul.
É da família das Apocynaceae e o seu nome botânico é Allamanda blanchetti, sendo conhecida entre outros nomes por: Alamanda-roxa, Alamanda-rosa, Rosa-do-campo.  


Foto: wikipedia_Rames NG-Neelakolambi

Foto: www.treknature.com_Manee makkala


Pode atingir mais de 3 metros de altura e os seus ramos são longos e arroxeados. As folhas são largas de nervuras marcadas, ovais e de cor brilhante, apresentando uma ramagem bastante volumosa.
Embora o seu nome esteja associado a flores roxas, elas podem ser para além do roxo, rosa, creme ou amarelo de acordo com a espécie. 


Foto: www.flowerpictures.net

Foto: www.pinterest.com


Floresce práticamente o ano inteiro, mas é principalmente nos meses mais quentes que ela consegue um maior número de flores. 


Foto: www.treknature_Nirmal Roberts


Quanto ao cultivo não é uma planta exigente.

Solo: Deve ser fértil e rico em matéria orgânica.
Regas: Regulares
Temperatura: Não tolera frio intenso. Gosta de locais quentes a pleno sol.
Multiplicação: Por estacas ou sementes.

Foto: wikipedia_ Mauroguahandi

Foto: wikipedia_ Mauroguahandi


No paisagismo ela pode ser utilizada isolada ou em conjunto com outras de diferentes espécies e cores. Pode ornamentar canteiros ou formar maciços. Como trepadeira fica linda a cobrir muros, arcos ou caramanchões.

Como é uma planta tóxica deve-se manter longe do alcance de crianças pequenas e animais domésticos.


Foto: www.pinterest.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org; 1mst.net; www.pinterest.com; www.treknature; www.flowerpictures.net; outros net.

Ler o post completo

05/12/2016

Jardins Shakespeare




Um jardim Shakespeare é um jardim temático onde se cultivam plantas mencionadas nas obras do grande dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare.


Foto: wallpaperfx.com



Encontram-se em muitos locais dos EUA e da Grã-Bretanha. Destes jardins, um dos mais famosos é que o que se encontra em Central Park.


Foto: wikipedia_Author_Ingfbruno

Foto: wikipedia_Author_Ingfbruno


Nos países anglófonos, em especial nos Estados Unidos, são normalmente jardins públicos associados a parques e a universidades. São locais de interesse cultural, educacional e romântico.


Foto: 1ms.net

Foto: wikipedia_Autor_Poughkeepsieman

Foto: www.centralpark.com


Um jardim de Shakespeare geralmente inclui várias dezenas de espécies, seja em profusão herbácea ou em um traçado geométrico com divisórias de buxo. Entre as várias espécies de plantas citadas por Shakespeare estão violetas, alecrim, margaridas, funchos, rosas, etc.


Foto: 1ms.net

Foto: wikipedia_Author_Thshriver


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.centralpark.com; 1ms.net; 1zoom.net, outros net.

Ler o post completo

02/12/2016

A cebola e a saúde


A cebola é natural do Sudoeste da Ásia. A sua utilização estendeu-se à Índia, China, Médio Oriente e Norte de África. Os Egípcios consideravam-na sagrada e, com o inseparável alho, constituía o alimento dos escravos que construíram as pirâmides (Que outros insondáveis segredos terão sido levados para aqueles túmulos?...). Havia povos que lhe punham sal e comiam com pão. Os Mediterrânicos também ficaram rendidos ao seu paladar. Adquiriu elevado valor comercial e chegou a servir de moeda de pagamento de rendas na Europa medieval. Os soldados, em plena frente de batalha, consumiam-na, por ser fonte de vigor.



Ao longo dos tempos a cebola tem sido apreciada não só como ingrediente de diversos pratos como também pelas suas propriedades terapêuticas. Era bastante popular entre os anciãos gregos e romanos como tempero quando não encontravam uma especiaria suficientemente picante. Entre as populações mais pobres, a cebola era a eleita devido ao seu baixo preço.

Cristóvão Colombo transportou cebola para as Antilhas e daqui o seu cultivo propagou-se por todo o hemisfério ocidental. Actualmente, os principais países produtores de cebola são a China, Índia, Estados Unidos, Rússia e Espanha.



As cebolas, cientificamente denominadas de Allium Cepa, possuem grande diversidade de tamanhos, cores e paladares, e podem encontrar-se frescas, congeladas, em conserva, enlatadas e até desidratadas. Existem variedades de cebolas fortes, subtis, picantes ou doces.


Independentemente da qualidade, ela tem um extraordinário efeito curativo que se deve a que, além de diversas vitaminas nomeadamente a C, E e as do complexo B (ácido fólico, B3 e B6) e minerais, tais como, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, tem também crómio, ferro, iodo, cobre, magnésio, etc, tem ainda um baixo valor energético pois o seu teor em água rodeia os 94%.



Vantagens
Inacreditáveis maravilhas da Cebola: purifica o sangue e o fígado de substâncias tóxicas, que são eliminadas através dos rins; abre o apetite (bem, isto só é uma vantagem para alguns…); age contra a prisão de ventre; protege contra as infecções do aparelho digestivo; diminui o nível de açúcar (glicose) em circulação, pelo que é aconselhável a diabéticos; ajuda em casos de asma brônquica e problemas respiratórios; reduz o índice de triglicéridos; é boa para o coração, e, deste modo, favorece quem padece de doenças do foro coronário; auxilia em situação de enfermidades renais ou hepáticas, e constitui um elemento preventivo do cancro do estômago.

Perdemos essas propriedades quando a cebola é cozida, porém auxilia diminuir os coágulos sanguíneos.

● No tratamento da Diabete, a cebola desempenha um papel curativo e regenerador muito importante. O crómio, presente em quantidades consideráveis neste alimento, auxilia as células na resposta à acção da insulina.

● As vitaminas C e E apresentam capacidade antioxidante sendo fundamentais na formação de colagénio, glóbulos vermelhos, ossos e dentes. A vitamina C também promove a absorção do ferro férrico.

● A cebola contém quercitina um agente antioxidante, cuja acção vai auxiliar na redução do colesterol e o aumento do colesterol HDL (bom colesterol). Participa, também, na redução da tensão arterial e evita a formação coágulos sanguíneos, ajudando assim a prevenir patologias do foro cardiovascular.

● A ingestão de cebola associa-se ainda à redução de sintomas associados a condições inflamatórias, pois contém compostos que inibem a lipoxigenase e cicloxigenase – enzimas que geram prostaglandinas inflamatórias e tromboxanos – reduzindo, desta forma, o efeito pró-inflamatório, que é potenciado pela acção da vitamina C e quercitina.




● As suas propriedades diuréticas tornam-na um meio depurativo de primeira categoria sendo muito eficaz em casos de hidropisia e retenção da urina.

● O fósforo e magnésio desempenham um papel importante também na formação dos ossos e dentes assim como no bom funcionamento intestinal, nervoso, muscular e imunitário.
● O contributo do ácido fólico é essencial para a formação de glóbulos vermelhos, síntese de material genético e de anticorpos.

● O chá de cebola é muito curativo, especialmente para constipações, rouquidão (já comprovei e deu resultado), doenças dos rins, gripes , tosse, asma, bronquite.



CHÁ DE CEBOLA: Ferver pedaços de cebola, ou as cascas da cebola, tomar puro, com mel ou açúcar mascavo.

Desvantagens
O consumo exagerado de cebola pode aumentar a formação de gases e causar desconforto gastrintestinais, principalmente se ela for consumida crua. Depois de cozida ou escaldada as suas propriedades fermentativas reduzem e elas já ficam mais suaves.

DICA :
A cebola embora seja muito apreciada, apresenta um “senão” que é o facto de deixar sempre uma lágrima nos olhos de quem a manipula! O composto responsável por este fenómeno é um disulfureto de alilo propilo que é produzido quando os compostos de enxofre se libertam pelo rompimento das células da cebola e são expostos ao ar.



Para atenuar este efeito, descasque a cebola cerca de uma hora antes do corte, desta forma, irá tornar mais lenta a actividade da enzima que produz o disulfureto de alilo propilo e é uma escolha alternativa ao método tradicional de cortar a cebola sob água corrente. Este último processo pode diluir a quantidade de disulfureto de alilo propilo, diminuindo a irritação nos olhos mas também diminui os seus efeitos benéficos na saúde.

A cebola combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos. É um dos condimentos mais usados em todo o mundo. Dá sabor crua, cozida, ou refogada, sabendo agora de todos os benefícios que ela traz para a saúde, ainda a vou comer com mais gosto.




“Não sabemos avaliar a saúde quando a temos, lamentamos a sua falta quando a perdemos." (Marquês de Maricá)
Ler o post completo
Topo