21/11/2015

Jardim Botânico de Haute-Bretagne

O jardim botânico de Haute-Bretagne é uma propriedade privada, aberta ao público, com uma área de 25 hectares, localizada no departamento de Ille-et-Vilaine da Bretanha, perto da cidade medieval de Fougères em França.
O parque faz parte do espólio do "La Foltiere", onde fica o "Château de la Foltiere".


Foto: www.fans-de-bretagne.com_images_Foltiere

Foto:www.jardinbretagne.com


Está localizado na aldeia de Le Châtellier (Ille-et-Vilaine), cerca de 10 quilômetros da cidade de Fougères, entre Rennes e do Mont Saint-Michel, perto da auto-estrada A84.


Foto: www.fans-de-bretagne.com_images_Foltiere

Foto: www.panoramio.com_Mickael Dole


"Foltiere", o nome da propriedade, significa "terra onde as árvores de faia crescem", a palavra "fou" ser antigo francês para "faia". O parque foi criado em 1847 em volta do Castelo de la Foltiere. Em 1820, a propriedade de "La Foltiere" foi comprada pela família Frontin des Buffards. Em 1847, a terra à volta do lago foi remodelada como um romântico jardim Inglês, com caminhos sinuosos que se seguiram ao terreno, e uma vista do gramado em frente da casa para a torre da igreja da aldeia.

No meio do lindo jardim botânico, fica o castelo do Foltiere. Os proprietários desta belíssima residência disponibilizam ao público em regime de hotelaria, alguns belos, confortáveis e espaçosos quartos. Com uma esplêndida vista sobre os jardins e numa maravilhosa envolvência é um lugar especial para passear e descansar.

Foto: www.fans-de-bretagne.com_images_Foltiere


Divagando pelos seus jardins:
O parque botânico é composto por três partes:

  1. Os jardins Arcadia
  2.  Os Jardins Românticos
  3. Os Jardins do Crepúsculo

  • Os jardins Arcadia
- O caminho das pérolas brancas
Esta via é constituída por cinco compartimentos separados onde o jardineiro compôs cinco máximas, dando ênfase às qualidades que ele considera essenciais na composição de um jardim. Aqui foram plantadas espécies dos cinco continentes.


Foto: wikipedia_Calips


- O jardim das 1001 noites
Foi inspirado pelos jardins de água dos mouros. Um canal com fontes atravessa o jardim. No outro extremo estão três ciprestes e de ambos os lados vegetação luxuriante incluindo jasmim, rosas de damasco e daphnes. 


Foto: www.jardin-garden.com

- A cidade da antiguidade
Evoca uma viagem ao redor do Mediterrâneo. Um sítio arqueológico é representado por três quadrantes centrais alinhadas em ambos os lados por fileiras de árvores de zimbro e colunas cobertas com rosas. O quarto quadrante manteve a sua função original de uma horta. E, como um friso, para melhorar uma paisagem dominada de verde, canteiros de plantas perenes resistentes cercam a cidade antiga.


Foto: www.jardinbretagne.com


- A cidade de Knossos
Encontra-se de costas para as paredes da cidade da Antiguidade. O labirinto é composto por uma coleção de 480 variedades de Camellia. A variedade « sinesis » ou flores « chá chinês » de meados de setembro. Em seguida vem o « Camellia Sansanqua » no início de outubro e , em seguida, o « Camellia japonica » . Março é o melhor momento para descobrir toda a gama. No final do labirinto um minotauro aguarda as crianças .


- O Bosque de bambu
Um labirinto de bambus que dá para uma lagoa plantada com lótus ( que florescem no final do verão) e no meio dos quais são três pirâmides cobertas com bambus em miniatura. Cinqüenta variedades coexistem : anões , gigantes e meios capazes de montar mais de 10 metros e crescer por pelo menos dois metros por dia no calor do início do verão .


Foto: wikipedia_Foltiere


- O caminho das Rosas Antigas
No centro do parque, o jardim é inspirado por ideais humanistas do Renascimento italiano, voltou ao "giardino segreto" gabinete verde herdado da tradição medieval. É composto por dois terraços com vista para uma escadaria dupla. Este jardim Relata a história a partir do primeiro roseiras conhecidos na Antiguidade até os que estão no início do século 20 ... Misterioso e complicado hibridizações . Uma história ilustrada pela graça natural destes arbustos , a beleza das suas flores e o seu perfume delicado.

- Jardim de Dionísio
Aqui se encontra uma combinação de arbustos e plantas perenes.
- O jardim secreto
O acesso ao jardim secreto que é através de uma escadaria impressionante e ornamentado, é inspirado no ideal humanista do Renascimento italiano. Reaviva o « Secret Garden » , conceito salão vegetal herdados da tradição medieval .


Foto: www.panoramio.com_BritPlom


- o labirinto Robinson
Um local onde as crianças adoram ficar perdidos num mar de verdura.

- O jardim da Olympus
Quatro círculos evocam os doze deuses e deusas do Olimpo e as filhas de Zeus : as doze horas, as nove Musas e as Três Graças . Em frente um monte Olimpo pode ver a caixa que Zeus deu a Pandora.


Foto: wikipedia_Foltiere


- O jardim pré-histórico
Este jardim é uma evocação da flora existente durante o período Cretáceo mais de 100 milhões de anos atrás e antes de os dinossauros desapareceram. Ele explica a evolução da vida vegetal.


Foto:wikipedia_Foltiere


  • Os Jardins românticos
A segunda parte representa maturidade e plenitude - construção da casa senhorial e desenvolvimento e aperfeiçoamento dos jardins. Aqui está uma paisagem jardim romântico , onde os sonhos e exotismo fazem parte da vida quotidiana.


Foto: www.voyageurs-du-net.com


O jardim do Sol Nascente
Uma combinação suave de mineral , aquático e vegetal. Nesta localidade , embalado pela música de uma cachoeira, só beleza abstrata conta - a de plantas e pedras . As árvores são obras de arte , constantemente mudando de forma pela poda. Três aspectos de jardins tradicionais japoneses são evocadas aqui: - o jardim de passeio, o jardim zen e do jardim de chá.


Foto:www.jardinbretagne.com

Foto: www.fans-de-bretagne.com_images_Foltiere


As inundações luz da manhã deste jardim é uma combinação doce de mineral , aquático e na planta. Ele menciona três aspectos da arte de jardinagem no Japão.
O primeiro jardim é a expressão figurativa da natureza sagrada , reprodução em miniatura do universo, as árvores e arbustos são podadas em nuvens eo chão está coberto de musgo, as pedras têm tanta importância como as plantas.

Em segundo lugar, jardim seco , expressão refinada do pensamento " Zen " é o jardim arquetípica da contemplação , as flores estão ausentes para não distrair a mente , uma ilha do arquipélago das pedras dispostas simboliza o sol nascente.


Foto: www.voyageurs-du-net.com


O terceiro , o jardim de chá tradicional, ocupa o espaço que circunda o pavilhão reservado para a cerimónia do chá, na entrada, uma bacia ritual ( tsukubai ) ajuda a purificar as mãos perto de uma hortênsia serrata " Oamacha " tem a distinção de servir infusão durante o aniversário do nascimento de Buda ( 8 de abril). Este jardim é cercado pelo som de uma cachoeira. A cachoeira alimenta um fluxo gerado por uma ponte vermelha . Uma passagem em calçada de pedra leva até um grande lanterna de granito.


Foto: wikipedia_Foltiere

- O bosque " Decisif "
Um retiro solitário.

- O jardim de fragrâncias exóticas
Onde espécies de lugares distantes podem ser encontrados .

- O jardim da Fonte azul
Sob a folhagem de eucalipto, azul céu, rodeado de tufos de hortênsias com flores azuis intensos, vamos dar uma primeira cascata. Abre-se para uma lagoa do jardim. Ela é pontilhada com pedras de granito e composta de plantas perenes em vários tons de azul. Tufos de Agapanthus, Delphiniums, The Veronicas, sálvia, asters e buglosses relatado China estão definidas na borda da bacia. este jardim é composto unicamente de flores azuis , mas com uma variedade infinita de tons - símbolo do amor eterno.

- Cova dos carnívoros
Esta área pantanosa  é habitado por plantas fascinantes que se alimentam de insectos.
- O jardim das quatro estações
Está situado em frente à mansão . Há quatro canteiros de flores, um para cada estação . Inverno é simbolizado por plantações com flores brancas e mármore branco folhagens, primavera é representada por flores pastel, rosa e azul, o verão, rosas flor de rosas selvagens em cores brilhantes, outono , com ouro e roxo.
- O caminho das rosa modernas
Silencioso e fácil de chegar ao castelo do jardim da cidade antiga a pé, a entrada é forrado com rosas modernas encantos alguns penetrante perfumada e repita floridas.


Foto: wikipedia

  • Os Jardins do Crepúsculo
A terceira parte oferece uma composição intemporal que representa o desenvolvimento do jardim , a velhice eo crepúsculo da vida.

- O jardim dos sonhos de uma noite de verão
Três caixas exibir coleções de Agapanthes , crocosmias , echinaceas e peônias plantadas em pequenas caixas quadradas .


Foto: www.voyageurs-du-net.com


- O altar da harmonia à noite
contém uma coleção de montanha louro e « moschata » rosas. A tetraplyon central, oferece vista para os jardins adjacentes.
- O jardim das noites estreladas
Este jardim está escondido na clareira do « pequeno bosque de confidências » . Aqui as plantas têm folhas pretas e delicadas pétalas amarelas . Este jardim tornou-se o santuário de coleções, especialmente rododendros e camélias.


Foto: wikipedia_Foltiere


- O jardim da lua Vermelha
Peônias e arbustos com folhas que rubor escarlate no Outono podem ser encontrados neste jardim .
- O jardim do pôr do sol
espelho da fachada norte do castelo, este jardim beneficia os últimos raios de luz antes de o sol se põe . Contrasta com outros ambientes do parque pelo seu desenho geométrico "francês". Rodeado por uma sebe de teixo, um esmalte terraço formando um arco é plantada com plantas floridas para amarelo intenso: muitas rosas, azáleas e rododendros decíduos anão, Alstroemeria, daylilies e coreopsis up Paleta principais espécies. Um canteiro de flores curvo contém plantas que florescem um amarelo vivo.


- O jardim do velho carvalho
que é dominada pela presença de uma árvore de carvalho 300 anos de idade.

O jardim botânico de Haute-Bretagne é um local deslumbrante embalado pelo som de águas correntes, cheio de côr e de aromas, um lugar encantador.
Para saber mais sobre este lindo jardim visite o Site Oficial: "Le Parc Botanique de Haute Bretagne"
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.jardinbretagne.com; www.jardin-garden.com; www.deco.fr; www.panoramio.com; www.fans-de-bretagne.com; www.voyageurs-du-net.com; www.fans-de-bretagne.com_images_5_Foltiere; outros net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.

Foto: wikipedia_Foltiere


Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incríveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sítios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotógrafos que permitem a todos nós divagar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo