23/08/2018

Buganvilias do meu caminho




As Buganvílias são lindas e coloridas e embora tenha já imensas fotos delas, nunca me canso de as observar e fotografar. Hoje deixo alguns cliques que tirei quando estive na Praia da Rocha.






 













"Se fosse possível observar claramente o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria." Buda 


Ler o post completo

21/08/2018

✿ Acásias




Sempre que as vejo com as suas flores amarelas e seu delicado aroma, lembro-me das minhas férias, passadas no monte dos meus avós,  nos meus tempos de criança. Tinham duas iguais à que hoje vou mostrar, mas existem várias espécies. O seu nome deriva do grego Akakía. São originárias da Ásia, Oceania e África.






Pertence à família das Fabaceae, o seu nome científico é Acacia dealbatae e é conhecida pelos nome populares de mimosa, acácia-dealbata, acácia-mimosa, bichaneiras.





É uma árvore leguminosa de madeira dura, muito ornamental.





As suas flores são amarelas reunidas em inflorescência na axila das folhas e na ponta dos ramos.





A Acacia tem vários significados de acordo com a cor das suas flores, a a acácia-mimosa (Acacia podalyraefolia) é símbolo da Maçonaria, representando a pureza e resistência da alma.






Texto explicativo: wikipedia; http://www.loja.jardicentro.pt/; outros net

Fotos: Pessoais

Ler o post completo

20/08/2018

Sardinheiras vermelhas




Sardinheiras ou Gerânios, já anteriormente falei delas (AQUI - Sardinheiras), há de muitas cores, mas ontem, as que encontrei eram vermelhas, uma cor forte, a cor da força, da energia, do amor e da paixão.






"Quando morre uma flor, nasce uma semente; quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte." Tagore

Ler o post completo

17/08/2018

Ixora




Encontrei esta linda planta na minha viagem a Macau. A Ixora é um arbusto pertencente à família Rubiaceae.




Há muitas espécies de Ixora e muitos Híbridos. É bastante compacta e as suas inflorescências têm numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa. Floresce quase todo o ano.




Deve ser cultivada a pleno sol, solo fértile  drenável não sendo muito exigente em fertilidade. Dispensa maiores manutenções, mas deve ser regada a intervalos regulares. Multiplica-se por estacas e não tolera geadas.





Pode ser cultivada em maciços, ou em floreiras e canteiros.





Fotos: Pessoais
Ler o post completo

Super Colorido Peixe Mandarim




O Peixe-mandarim (Synchiropus splendidus) é um peixe de cores e padrões exuberantes.


Foto: www.wallpapers-web.com


Esta espécie de peixe é mais comumente encontrada no Oceano Pacífico, mas também pode ser encontrado no Oceano Índico e no Caribe. 


Foto: Wikipedia_Llez


O nome do peixe-mandarim vem das cores e desenhos do seu corpo que se parecem muito com as roupas de seda usadas pelos mandarins na antiga China. 

Nome científico: Synchiropus splendidus
Ordem: Perciforme
Família: Callionymidae


Foto: http://yesofcorsa.com


É um peixe de água salgada adaptado ao clima tropical. Mede entre 6 a 10 centímetros de comprimento. A sua pele possui cores intensas, brilhantes e lindos desenhos. Essa característica é, de fato, um mecanismo de defesa contra predadores, indicando que a carne do peixe-mandarim tem um gosto ruim, já que seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis. 


Foto: http://yesofcorsa.com


A pele do peixe-mandarim não possui escamas, por esse motivo ela é necessariamente muito grossa, a fim de proteger o peixe das pontas agudas presentes nos recifes de coral. Os olhos por sua vez são projetados para fora como grandes saliências, permitindo que o peixe-mandarim enxergue a sua volta. A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes, sendo que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente. Ao menor sinal de perigo, o peixe-mandarim eriça os longos espinhos das costas fazendo-o parecer maior do que realmente é. 


Foto: http://yesofcorsa.com
 
Foto: Wikipedia_Andreas Marz


Vive escondido em fendas nos recifes de coral e alimenta-se de pequenos animais marinhos que passam próximos ao seu esconderijo. Também é encontrado, com menos frequência, em águas rasas protegidas, como lagoas costeiras e pequenas baías. Por precisar de muitos nutrientes diferentes, às vezes o peixe-mandarim também come pequenas quantidades de algas e outros flocos que possam lhe servir de alimento.


Foto: Wikipedia_H. Zell


Texto: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; http://animalli.com; http://www.wallpapers13.com; http://yesofcorsa.com; http://www.wallpapers-web.com;

Ler o post completo

16/08/2018

Dianthus Chinensis - Cravina Barbathus




Dianthus é um genero de cerca de 300 espécies de plantas com flores na familia Caryophyllaceae .





É nativa principalmente da Europa e Ásia, com algumas espécies estendendo-se do sul para o norte de África. Tem como nomes comuns cravo (D. caryophyllus), cravina (D. plumarius e espécies afins) e sweet william (D. barbatus).






É uma planta herbácea perene, podendo ser anuals ou bienal consoante a variedade.






As fotografias que apresento foram tiradas no Jardim da Flora em Macau e trata-se da Cravina (Dianthus Chinensis ). É uma miniature do cravo, as suas flores são solitárias, com bordos serrilhados e podem ser de cor branca, vermelha, rosa ou violeta, podendo ser também uma mistura desta cores.






De cultivo fácil ela pode ser plantada em vasos, ou em canteiros nos jardins formando maciços.






Gostam de muita luz apreciando por isso o sol direto, regas regulares e solo fértil e bem drenado.





Fotos: Pessoais
Texto Explicativo: Wikipedia

Ler o post completo
Topo