As ilhas da Indonésia são conhecidas por altos níveis de biodiversidade e endemismo de animais e aves silvestres. As ilhas da Plataforma Sunda (Sumatra, Java, Bornéu e Bali) são o lar de alguns dos animais selvagens mais raros e únicos.
Hoje vamos apreciar alguns dos seus magníficos animais.
Animais das Ilhas da Indonésia
Babirusa
É um género de mamíferos da família Suidae que inclui os animais chamados babirussas. Os babirussas (Babyrousa babyrussa) são endémicos da Indonésia, onde podem ser encontrados nas ilhas Sula (Mangole e Taliabu) e em Buru. A espécie foi classificada como "vulnerável" pelo IUCN e listada pela agência de conservação ambiental dos EUA como "em perigo de extinção". Mede entre 85 cm e 105 cm de comprimento mais longa cauda de 27 cm a 32 cm, pesa cerca de 90 quilos e é onívoro. Os caninos superiores do macho emergem na vertical dos alvéolos do maxilar, penetra pela pele do nariz e então sai em curva para cima e na frente da face. Os caninos da mandíbula do macho também crescem por sobre a da face. Esta particularidade aparece no macho adulto (os caninos inferiores da fêmea ou estão ausentes ou muito reduzidos). Este tipo de dente levou as pessoas acharem que ele era parecido com um antílope por isso o seu nome (i.e. babi = porco e rusa = cervo). A função destes dentes é desconhecida. Eles são bastante frágeis, e facilmente se quebram, mas são raramente usados em combate entre machos.
Foto: Wikipedia_Author: Masteraah
Tigre da Sumatra
O tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatrae) é uma população de tigres que vive na ilha indonésia de Sumatra. Foi listado como Criticamente Ameaçado na Lista Vermelha da IUCN em 2008.
O tigre da Sumatra é a única população sobrevivente do grupo de tigres das Ilhas da Sonda que incluía os agora extintos tigres de Bali e Javan. É a menor subespécie de tigre da actualidade. Os machos pesam entre 100 e 140 kg e medem entre 2,2 a 2,55 m de comprimento total da ponta do nariz até ponta da cauda, as fêmeas são relativamente menores e pesam entre 75 a 110 kg e medem de 2,15 a 2,30 m de comprimento total. Visualmente, além do tamanho, esta subespécie de tigre difere das outras por suas listras negras mais escuras e largas e seu corpo alaranjado em tom mais forte, quase marrom, para se camuflar melhor na floresta tropical densa, e possui um grande crescimento de pêlos longos nas bochechas.
Foto: Wikipedia_Author:
Bernard Spragg. NZ
Dragão de Komodo
Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 40 cm de altura e 2–3 m de comprimento e até 166 kg de peso no caso dos maiores indivíduos. Foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. Na natureza, a sua área de distribuição contraiu devida a actividades humanas e estão listadas como espécie vulnerável pela UICN. Estão protegidos pela lei da Indonésia, e um parque nacional, o Parque Nacional de Komodo, foi fundado para ajudar os esforços de protecção. O dragão-de-komodo é conhecido, pelos nativos da ilha de Komodo, como ora, buaya darat (crocodilo da terra).
Foto: rangerrick.org
Maleo
O Macrocephalon maleo, Maleo é um megapodiídeo de tamanho médio (aproximadamente 55 cm), negro com pele facial amarela sem penas, íris castanho-avermelhada e abdômen rosa-salmão. A cabeça é ornamentada com um xoque negro. Os pés azul-acinzentados tem quatro longas garras afiadas, separadas por uma pele membranosa. Os sexos são quase idênticos com fêmeas ligeiramente menores e menos vistosas. É endémico das ilhas de Sulawesi e Buton, na Indonésia. É encontrado nas terras baixas tropicais e florestas nas colinas, mas tem ninhos nas áreas arenosas abertas, solos vulcânicos e praias que são aquecidas pelo sol ou energia geotérmica para incubação. Os ovos do Maleo são grandes, cerca de 5 vezes o tamanho daqueles de uma galinha doméstica. A fêmea coloca e cobre cada ovo em um buraco fundo na areia e permite a incubação ocorrer por aquecimento solar ou vulcânico. Depois que eles chocam, as jovens aves abrem seu caminho pela areia e se escondem na floresta, sendo capazes de voar e totalmente independentes. Desde 1972, esta espécie tem sido protegida pelo governo Indonésio. Devido à perda de habitat, alcance limitado, alta mortalidade das crias e sobre-caça em certas áreas, o Maleo está considerado como em Perigo na Lista Vermelha da UICN de Espécies Ameaçadas.
Foto: Kevin Shafer
Lóris-arlequin - Red-and-blue lory (Eos histrio)
É um papagaio pequeno, de cores impressionantes e endémico na Indonésia. A espécie habita uma única ilha, Karakelang, no arquipélago indonésio. Devido à perda de habitat e à sua captura para comércio, sofreu um imenso declínio da sua população. Está classificado como em perigo na Lista da UICN.
Foto: Wikipedia_ Author: Ecos-histrio
Calau-rugoso - knobbed hornbill (Rhyticeros cassidix)
O Calau-rugoso é uma ave endémica da Indonésia, sendo também conhecido como Calau-Sulawesi-enrugado. É o símbolo da fauna da província de Sulawesi do Sul.
O macho tem face ruiva com lustre e pescoço ruivos, os olhos são laranja-vermelho, e possui um capacete avermelhado na parte superior do seu grande bico. A fêmea tem uma face negra e pescoço também negro, com um capacete amarelo e seus olhos são castanhos. Está considerado como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas.
Foto: Wikipedia_Author. T. R. Shankar Raman
Siau Island tarsier (Tarsius tumpara)
Os Társios são um género de macacos primatas, pertencentes à família Tarsiidae, são os menor primatas do mundo. Os Társius Tumpara são uma espécie de társios da pequena ilha vulcânica de Siau. Tal como os outros társios, são animais pequenos, com olhos muito enormes, cada globo ocular tem aproximadamente 16 mm de diâmetro e é tão largo quanto seu cérebro inteiro, possuem membros posteriores bastante alongados, de fato, os seus pés possuem tarsos extremamente alongados, os quais emprestam o nome ao animal. A cabeça e o corpo medem juntos entre 10 e 15 cm de comprimento, porém os membros posteriores medem o dobro (incluindo os pés). Apresentam uma longa cauda nua e fina, com um tufo de pelos na ponta. O Tarsius tumpara, é considerado como "criticamente ameaçado" e está listado entre os 25 primatas mais ameaçados pela Conservação Internacional e pela IUCN/SCC Primate Specialist Group.
Foto: Wikipedia_Author:Sakurai Midori
Fontes e Fotos: Wikipedia