Conhecendo e admirando a ...
Figueira da Índia (Opuntia ficus-indica)
A Figueira da Índia (Opuntia ficus-indica) é uma planta perene, pertence à familia Cactaceae, existindo mais de 250 espécies pelo mundo.
É originária da América Central e México sendo uma planta comum em regiões semi-áridas. Tem como designação científica, Opuntia ficusindica Mill. É conhecida entre outros nomes comuns, por tabaibeira, figueira-do-diabo, figueira-da-Índia, piteira, tuna, figueira-tuna,figueira-palmeira ou palma.
A Opuntia ficus-indica é um cacto suculento, ramificado, de porte arbustivo, pode atingir até 5 metros de altura, tem ramos clorofilados achatados, de coloração verde-acinzentada, variando de densamente espinhosos até desprovidos de espinhos. As folhas são excepcionalmente pequenas, decíduas precoces. As flores são grandes muito vistosas e brilhantes, podendo ser de cor amarelo ou laranja. Os frutos são comestíveis, tem cor amarelos-avermelhados, são suculentos, com aproximadamente 8 cm de comprimento, com tufos de espinhos muito pequenos e finos. A reprodução, faz-se por semente ou vegetativamente.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos arenosos e bem drenados. São muito resistentes à estiagem, as regas devem ser de forma esparsa, não tolerando encharcamento.
De acordo com Alexander von Humboldt, Opuntia era uma palavra oriunda da língua dos taínos e absorvida pela língua espanhola por volta do ano 1500. Como originam híbridos facilmente, a sua origem é difícil de determinar mas é sabido que o consumo humano remonta há pelo menos 9000 anos. Em Israel e na Palestina é muito comum e tem o nome de Sabra, sendo de consumo habitual.
Text explicativo: Wikipedia; https://www.jardineiro.net/; https://revistajardins.pt/; outros Net
Fotos: Pessoais