Apreciando um lindo arbusto, de bagas coloridas, que dá cor aos jardins no Outono e Inverno
Cotoneaster
O Cotoneastertem pertence à família Rosaceae e é nativo do centro-sul da China, tendo sido introduzido como planta ornamental, em outras áreas do mundo, incluindo o sul da África e a Austrália. Dependendo da definição de espécie utilizada, são descritas entre 70 e 300 espécies diferentes de Cotoneaster.
A maioria das espécies são arbustos de 0,5 a 5 metros de altura, variando de plantas prostradas que abraçam o solo a arbustos eretos.
É um arbusto lenhoso, de crescimento rápido, bastante extenso. Estão relacionados com espinheiros (Crataegus), espinheiros (Pyracantha), fotinias (Photinia) e sorveiras (Sorbus).
Podem desenvolver ramagens abertas, ou caules curtos, as suas folhas poderão ser persistentes ou decíduas, com formatos diferentes desde ovaladas a lanceoladas dependendo do género. Também consoante a espécie as flores podem ser únicas ou em cachos arredondados de qualquer tom de branco a branco cremoso, de rosa claro a rosa escuro, com 10 a 20 estames e até cinco estilos diferentes, atraindo abelhas e borboletas.
Os frutos são bagas rosa ou vermelho brilhante, laranja, marrom ou preto quando maduro, contendo geralmente duas sementes cada. Esses frutos são muito atrativos para as aves, que são o principal agente de dispersão das sementes.
Fáceis de cultivar, são plantas bastante resistentes. Gostam de ambientes ensolarados ou meia sombra, adaptam-se a qualquer tipo de solo mas este deve ser bem drenado, regas normais evitando o encharcamento.
São plantas ornamentais bastante valorizadas e populares, pela sua linda folhagem e especialmente pelas coloridas bagas no inverno.
Podem ser utilizadas isoladamente, como sebes, em vasos ou como bonsais.
Texto explicativo: Wikipédia; https://pt.esdemgarden.com/; enciclopédia "O mundo das plantas"
Fotos: Pessoais