25/03/2023

🌻 Joina-das-Areias (Ononis Ramosissima)




Joina-das-areias


 A Ononis Ramosissima, tem como nome comum Joina-das-areias e pertence à família Fabaceae. 





É uma pequena planta arbustiva de forma arredondada que atinge no máximo 60 cm de altura. Tem um caule erecto muito ramificado, possui folhas pequenas, espessas e dentadas.





Apresenta sépalas mais curtas que as pétalas e flores hermafroditas, geralmente de um amarelo muito vivo. Os ramos tal como as folhas, estão revestidos de glândulas que tornam a planta pegajosa ao tacto.





Encontra-se nas orlas marítimas, solos arenosos, matagais, terrenos incultos.





Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais



Ler o post completo

18/03/2023

💐 O Encanto e Magia da Primavera




Toda a delicadeza das flores para colorir o nosso dia ....

            oferecidas pela natureza, que todos os anos renasce com a chegada da ....

Primavera



Flores da Primavera

Flores da Primavera


Flores da Primavera






A natureza oferece-nos em cada Primavera um mundo de cor, encanto e delicadeza. Saibamos apreciá-la.


Flores da Primavera


Fotos: Pessoais



Ler o post completo

11/03/2023

Aroeira - Pistacia lentiscus




Hoje vamos conhecer um arbusto que encontrei num dos meus passeios.

Aroeira - Pistacia lentiscus





A Pistacia lentiscus, é uma espécie de Aroeira nativa da região mediterrânica e da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde), conhecida entre outros nomes comuns por: aroeira, lentisco, lentisqueira, daroeira, alfostigueiro ou árvore-do-mástique. O seu nome científico é Pistacia lentiscus L., pertence à família das Anacardiáceas, ao género Pistacia.




Apresenta-se geralmente com um porte arbustivo, densamente ramificado, formando moitas altas e densas. É um arbusto dióico, ou seja, os espécimes macho e fêmea são independentes um do outro. Pode atingir entre 1 a 5 metros de altura, sendo que os arbustos mais velhos, podem adquir um porte arbóreo podendo chegar até 7 metros de altura.




Tem folhas persistentes, compostas, de cor verde escuro brilhante que podem ficar avermelhadas no Outono e Inverno. Floresce normalmente na Primavera (Março-Maio) sendo as suas flores, de cor amarelada ou púrpura, dispostas em cachos curtos axilares. Os seus frutos, são pequenas drupas globosas e aromáticas, que ficam maduras no Outono, apresentando no início uma cor vermelha e no fim da maturação preta.





Desenvolve-se em todo o tipo de solos. Cresce de forma espontânea e privilegia os matagais de esclerófilas, os bosques de perenifólias, os azinhais, os matos de maquis e as formações rochosas escarpadas. É muito sensível ao frio e à geada, pelo que não costuma dar-se em climas frios.




Dos troncos pode obter-se uma resina aromática, o mástique, que pode ter diversas aplicações. A madeira pode ser utilizada na marcenaria. As suas folhas e ramas são ricas em taninos e, graças ao seu cariz adstringente, foram muito utilizadas em tratamentos bucais e estomacais. Das suas drupas faz-se o óleo de lentisco utilizado para diversos fins terapêuticos.




Texto explicativo; Wikipédia, https://plantarumaarvore.org/; https://www.biodiversity4all.org/
Fotos: Pessoais ( Estação de Biodiversidade do Alvor )



Ler o post completo

03/03/2023

FLORES DO CAMPO




Admirando a delicadeza e simplicidade das ...

Flores do Campo















"A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes." Khalil Gibran

Ler o post completo
Topo