As flores são obras de arte da natureza. Hoje vamos apreciar e conhecer um pouco sobre as maravilhosas flores que encantam, dão cor e alegria aos lagos onde se encontram.
Os Nenúfares
Os Nenúfares são plantas aquáticas, presentes em regiões temperadas e tropicais, perenes, rizomatosas com folhas e flores flutuantes. Pertencem à ordem Nymphaeales e à família Nymphaeaceae.
Também são conhecidos por Lírio de água ou Ninfea. São plantas aquáticas perenes, rizomatosas com folhas e flores flutuantes. As suas flores são perfumadas e com diversas cores consoante as espécies podendo ser: azuis, verdes, rosa, brancas, amarelas e em tons de vermelho.
São plantas muito ornamentais. As suas vistosas folhas refletem-se na água fazendo sombra, tornando-se um refúgio para os peixes dos lagos.
Por serem ambas plantas aquáticas, por vezes confundimos os Nenúfares com as Flores de Lotus, deixo abaixo algumas diferenças que nos ajudam a distingui-las.
No caso das Flores de Lotus (Nelumbo nucifera), tanto as folhas como as flores têm hastes compridas que crescem para o alto, brotam do chão lodoso, as folhas não têm reentrância, são grande e arredondadas e as sua flores são grandes e de cor rosa ou branco.
Os Nenúfares são os que mais costumamos ver nos lagos, as suas folhas apresentam ma reentrância característica que se estende desde a margem até ao centro da estrutura foliar do lado interno do pecíolo. Não têm hastes, elas brotam na superfície da água e as suas flores têm pequenas hastes e podem existir em diversas cores.
Os antigos egípcios adoravam os nenúfares do Nilo, que eles costumavam chamar de "lótus". O motivo dos "lótus" nos capitais das colunas (forma lotiforme) dos templos egípcios é frequente. Floresce à noite e fecha pela manhã, isso simbolizou a separação das divindades e foi um motivo associado às suas crenças sobre a morte e a vida após a morte. Eram venerados como uma planta visionária e era um símbolo das origens da vida. Apreciavam a flor não apenas pelo seu cheiro agradável, mas também pelas suas qualidades curativas. Muitas imagens egípcias mostram mulheres segurando a flor, cheirando a sua fragrância divina.
Fontes explicativas: Wikipedia; https://iloveflores.com/
Fotos: Pessoais