27/04/2024

Giestas-amarelas (Cytisus striatus)




No inicio de Maio encontrei-as na Praia da Rocha

Giestas-amarelas (Cytisus striatus)





Giesta é a designação vulgar de várias espécies botânicas arbustivas pertencentes à tribo Genisteae, sobretudo dos géneros Spartium, Genista e Cytisus. Em Portugal existem, pelo menos, seis espécies do género Cytisus, as mais comuns são Cytisus striatus.

Numa ida ao Algarve encontrei a giesta-amarela que mostro nestas fotos, embora não tivesse ainda uma grande floração, o intenso amarelo das suas flores encantaram o meu olhar. Pertencente à família das Fabáceas, sendo do genero Cytisus striatus. É conhecida também pelos nomes comuns: giesteira, giesta-das-serras, giesteira-das-serras, giesta-negral e maios.





É uma planta arbustiva que pode medir entre 1 a 3 metros de altura, contando com ramos abundantes, estriados e flexíveis e flores amarelas. As folhas são caducas, constituídas por três folíolos que aparecem na base dos ramos e caiem rapidamente. As flores são pequenas, apesar da sua inflorescência ser abundante. Costumam ser solitárias, raramente aparecendo aos pares e ainda mais raramente em trios. Figuram nas axilas das folhas, onde formam cachos folhosos. Aparecem entre Abril e Junho.

O fruto é uma vagem, de formato que varia entre o oblongo-ovado e o elíptico, completamente coberta de pelos acinzentados e arredondada, com até 3,5 cm de comprimento.




É uma espécie autóctone da Península Ibérica e do Noroeste de Marrocos, tendo sido introduzida na Europa Ocidental e na América do Norte. Em Portugal Continental, encontra-se presente, em quase todo o país.





Necessita de luz solar directa e prefere solos com substractos ácidos, arenosos, graníticos, xistosos ou quartzíticos. Cresce em moitas e encontra-se em bermas de caminhos, escarpas, matos e terrenos incultos.

No passado, as suas folhas eram utilizadas para fazer vassouras, lembro-me de as ver na casa do meu avó.




Texto explicativo: Wikipédia; https://www.wilder.pt/
Fotos: Pessoais

Ler o post completo

18/04/2024

Orquídea-piramidal (Anacamptis pyramidalis)




Encontrei-a nas minhas caminhadas


Orquídea-piramidal





Este linda orquídea selvagem, pertencente ao género Anacamptis da família Orchidaceae (orquídeas) e tem como nome científico Anacamptis pyramidalis. É também conhecida pelo nome comum de Satirião-menor.

É originária da Europa, Oeste da Ásia e Norte de África. Em Portugal Continental cresce principalmente na zona ocidental do país, da Beira litoral ao Algarve (onde descobri estas).




Planta herbácia perene, atinge em média 10 a 25 cm de altura, com um máximo de 60 cm. O caule é erecto e não ramificado. As folhas basais são linear-lanceoladas, com nervuras paralelas, de até 25 cm de comprimento. As folhas caulinares são mais pequenas e menos visíveis. As suas inflorescências têm forma piramidal, as flores são perfumadas de cor purpúra ou rosa, raramente brancas, dispostas em espinha densa com 30 a 80 flores. Possuem seis tépalas, sendo três pequenas sépalas e três pétalas. Duas pequenas pétalas estão inseridas lateralmente, enquanto que a terceira e labelo inferior é largo e bilobado.

Gosta de locais ensolarados e prefere solos calcários e secos. Pode ser encontrada em prados, encostas secas e expostas, em clareiras de matos, terrenos incultos e pastagens.




Nunca tinha visto estas lindas plantas silvestres, fiquei muito feliz quando ao dar um passeio pelas arribas da Praia da Rocha as encontrei numa clareira no meio do mato.


Ler o post completo

13/04/2024

A delicadeza das ROSAS Brancas




Encontrei-as nos meus passeios e "capturei-as" para sempre nas minhas fotos.


A delicadeza das ROSAS BRANCAS





As rosas brancas estão associadas à pureza, à inocência, à paz e à tranquilidade. Elas representam a eternidade.













Ler o post completo

06/04/2024

Prunus serrulata 'Kanzan' uma bela cerejeira Japonesa




Já aqui falei algumas vezes das lindas cerejeiras de jardim. Hoje vou mostrar mais uma nova espécie de cerejeiras japonesas que encontrei nos meus passeios.


Prunus Serrulata Kanzan



Prunus Serrulata Kanzan é uma das variedades mais populares de cerejeira japonesa, pois é extremamente bela e decorativa quando está florida.




Pertence à família Rosaceae sendo um cultivar da Prunus serrulata, uma espécie de cerejeira de jardim que cresce naturalmente no Japão, China e Coréia.




É uma árvore vigorosa de folhagem caduca com maravilhosas flores. O seu porte é médio podendo atingir uma altura de cerca de 9 a 10 metros. As suas folhas são simples, ovaladas, lanceoladas, com margem serrilhada e com nervuras bem marcadas. No inicio do crescimento as folhas são vermelhas, tornando-se verde escuro e passando a amarelo antes de caírem.





Tem uma abundante floração. As flores são duplas (têm duas camadas de pétalas), agrupadas em grupos de duas a cinco flores em inflorescências (rácimos) e são de cor rosa.




É uma árvore bastante resistente, deve ser cultivada a plano sol, prefere solos ricos em matéria orgânica, regas normais evitando o encharcamento.




São árvores ornamentais muito populares, conhecidas pelas suas belas flores de primavera e linda folhagem de outono, sendo largamente utilizadas no paisagismo.




Texto explivativo: Wikipédia; https://www.jardineriaon.com/;
Fotos: Pessoais


Ler o post completo
Topo