20/04/2017

Nudibrânquios - Lesmas-do-mar


Foto: wikipedia_Author_Chad Ordelheide


Os nudibrânquios ( Nudibranch ), popularmente conhecidos por lesmas-do-mar, são pequenos moluscos marinhos com cores espetaculares e padrões incomuns e belos. Eles são autênticas maravilhas da natureza.


Foto: community.crowdstar.com

Foto: coralworld.net

Foto: scubadiving.com_Saudi


Podem ser encontrados em vários lugares do mundo e adaptam-se muito bem a águas doces e salgadas, bem como a diferentes temperaturas.


Foto: forums.scubadiving.com_Saudi

Foto: wikipedia_Author_Alexander+R.+Jenner


Constituem uma subordem de moluscos gastrópodes marinhos pertencente à ordem dos opistobrânquios, na qual se encontram, por exemplo, as lesmas-do-mar e os búzios.


Foto: wikipedia_Author_Alexander+R.+Jenner

Foto: wikipedia_Author_Alexander+R.+Jenner_Regal

Foto: wikipedia_Author_Chika+Watanabe


O seu nome vem de uma característica comum a quase todas as 3 mil espécies existentes, eles possuem as brânquias desprotegidas. O seu orgão respiratório fica na parte externa do corpo e assemelha-se a um ramalhete.


Foto: wikipedia_Author_Chriswan

Foto: wikipedia_Author_Nhobgood+Nick+Hobgood

Foto: wikipedia_Author-Nhobgood+Nick+Hobgood


Dependendo da espécie, existem alguns nudibrânquios que podem atingir 40 centímetros de comprimento, e outros são simplesmente microscópicos.


Foto: imyourfanclub.wordpress.com


A maioria mede, porém, tem entre 5 e 10 centímetros.


Foto: wikipedia_Author-Nhobgood+Nick+Hobgood

Foto: www.divegallery.com


Algumas espécies comem anêmonas e aproveitam os seus arpões urticantes integralmente transferindo-os funcionais para o seu próprio corpo. Interessante é o facto de que algumas espécies, por não conseguirem nadar com muita velocidade para fugir dos predadores, secretam ácido sulfúrico para se protegerem.


Foto: wikipedia_Author_Nhobgood+Nick+Hobgood

 


Estes animais posssuem uma riquissima paleta de cores que cobre o seu corpo e que lhes permite uma camuflagem eficaz nos recifes de coral que constituem o seu habitat. Essas cores vibrantes são associadas a substâncias tóxicas e ajudam também a afastar os predadores. Os Nudibrânquios são um dos mais belos e coloridos invertebrados marinhos existentes no oceano.


Foto: www.livescience.com_Credit+_Nicholas+Samaras_Rosensteil

Foto: www.scubatube.org

Foto: www.topsten.com


Para ver mais informações e conhecer mais espécies pode visitar o site:  "Nudibranch Central"


Foto: www.yteneweb.co.uk


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://naturlink.sapo.pt/; http://viajeaqui.abril.com.br/materias/nudibranquios-os-animais-mais-coloridos-do-oceano; http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/nudibranquios-incriveis-lesmas-marinhas-sao-animais-mais-coloridos-do-mar.htm; www.yteneweb.co.uk; www.topsten.com; www.scubatube.org; www.livescience.com; community.crowdstar.com; www.divegallery.com; http://imyourfanclub.wordpress.com/2011/09/04/science-nudibranch/; imyourfanclub.wordpress.com; coralworld.net; outros net.

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo