02/12/2018

Papagaio-de-fronte-azul




Das minhas visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa, deixo hoje como estrela dos meus "cliques" fotográficos:


Papagaio-de-fronte-azul (Amazona aestiva)

Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae




Estes lindos papagaios medem entre 35 a 38 cm de comprimento e pesam cerca de quatrocentos gramas. A sua plumagem é essencialmente verde, tendo penas azuis na testa, acima do bico e amarelo na cara e coroa. A cor da íris dos adultos é amarelo-laranja no macho ou vermelho-laranja na fêmea. É uma das espécies mais inteligentes de aves do planeta.




Encontram-se no Brasil, Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina. São também conhecidos entre outros nomes por: Papagaio-verdadeiro, Papagaio-baiano, Papagaio-comum, Papagaio-curau.




A sua dieta alimentar é na base de sementes, rebentos, nozes e frutos.




Fazem os ninhos nas cavidades de árvores. Os ovos são brancos ovais sendo geralmente três ou quatro. A incubação dura entre 23 a 25 dias e as crias deixam o ninho cerca de 60 dias após a eclosão.




Texto informativo: wikipedia; Jardim Zoológico de Lisboa,
Fotos : Pessoais


4 comentários:

  1. Que beleza de publicação. Adoro estas aves;))

    Hoje : Dança...leviandade minha...
    Bjos
    Votos de um óptimo final de Domingo.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Soberba postagem. A Natureza é mesmo interessante!:)

    As linhas do meu corpo em movimento...
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  3. Tanta informação, Maria! E preciosa!

    Mas há papagaios com fronte de outras cores? É que eu não sei, pke não visito o Jardim Zoológico de Lisboa há cerca de 30 anos. Tenho sempre k fazer em casa ou então arranjo desculpas para não sair ao fim de semana. Gosto de ler e escrever no meu cantinho e isso me basta.

    As fotos dos "bichinhos" estão mto coloridas e bem feitas. Como não tenho máquina fotográfica, nem quero ter, vou vendo nos seu blogue de tudo um pouco.

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Oi Maria,
    Lindas fotos. Este tipo de papagaio é bem comum no Brasil, mas encontra protegido pelas leis ambientais, então para ter um em casa, é necessário ter uma licença especial. É um ótimo animal de companhia, sabia?
    Beijos

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo