10/10/2020

🌻 Pau d'Água - Dracaena Fragans




 Dracaena Fragans - Pau d'Água


São nativas de toda a África Tropical e pertencem à família Asparagaceae. O seu nome cientifico é Dracaena fragrans e são conhecidas entre outros nomes populares por: Pau-d’água, Coqueiro-de-vênus, Dracena-deremenis, Cana-agna, Cana-índia, Tronco-do-brasil, Pau-do-brasil e Dragoeiro.


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans



Dracaena fragrans é um arbusto de crescimento lento, podem atingir 15 metros ou mais de altura com uma coroa estreita de ramos eretos geralmente delgados. As hastes podem chegar até 30 cm de diâmetro. As plantas jovens têm um único talo não ramificado com uma roseta de folhas até que a ponta crescente floresça ou seja danificada, após o que se ramifica, produzindo duas ou mais novas hastes; depois disso, a ramificação aumenta com os episódios subsequentes de florescimento. As folhas são verdes, lanceoladas, 20 a 150 cm de comprimento e 2 a 12 cm de largura; pequenas folhas estão eretas para se espalhar e folhas maiores geralmente caem sob seu peso.


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans


As flores são produzidas em panículas de 15–160 cm de comprimento, são individuais têm 2,5 cm de diâmetro, com uma corola de seis lóbulos, cor-de-rosa no início, abrindo-se de branco com uma fina central vermelha ou púrpura. São muito perfumadas e muito apreciadas pelos insetos polinizadores.






Deve ser cultivada a pleno sol, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e com regas regulares. Aprecia o calor e a humidade ambientais, mas não tolera o encharcamento e no verão se o sol estiver muito forte pode queimar as suas folhas. As folhas com as pontas secas são um sinal de falta de humidade, deve-se aumentar a frequência das regas, e, se possível, pulverizar as folhas com água.


Pau d'Água - Dracaena Fragans


Em África, D. fragrans é comumente cultivada como uma planta de sebe. Sendo muito versátil, pode ser cultivada no interior ou no exterior. No exterior ela pode ser utilizada como arbusto isolado, em grupos formando cercas ou em conjunto com outras plantas. Em interiores ela fica muito bem em diferentes tipos de espaços, desde escritórios, salas ou varandas. 


Pau d'Água - Dracaena Fragans

Pau d'Água - Dracaena Fragans




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais


8 comentários:

  1. Flores maravilhosas. Encantam o olhar.
    .
    Cumprimentos poéticos
    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria.

    Beautiful plant with beautiful flowers.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  3. Strange, I have lived in Africa for 50 years and I have never noticed one of these plants. I must do a bit of exploration as it is a fabulous plant. Have a good day and a good week, Diane

    ResponderEliminar
  4. MARIA RODRIGUES,

    seguindo você aqui também!
    Natureza...infelizmente resta pouco.
    Um abração carioca.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma publicação fascinante! :))
    -
    Flores que sublimam o olhar
    -
    Beijos e uma excelente noite.

    ResponderEliminar
  6. Es una extraordinaria planta, tuve hace años algún ejemplar en interior y suelen tener buen comportamiento. Su floración es preciosa y muy perfumada.
    Un fuerte abrazo y buena semana desde Alicante-España a Portugal.

    ResponderEliminar
  7. que lindas! e podem atingir 15 metros ou mais de altura?? vê-las pessoalmente deve ser, então, ainda mais encantador. um beijo!

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo