sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa




Tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa ( Chinese softshell turtle )


A tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa (Pelodiscus sinensis) pertence à família Trionychidae, uma família de tartarugas de água doce cujos membros são popularmente chamados de tartarugas-de-casco-mole, devido ao fato de sua carapaça não possuir escamas, sendo mais mole e flexível que a das outras tartarugas. Como existe um grande número desta espécie criadas em viveiros, apresentam pois diferentes variantes, sendo as tartarugas albinas (como esta que encontrei), bastante "comum" e muito popular em cativeiro.




É endémica da China, encontrando-se também numa vasta gama de outros países, nomeadamente Espanha, Brasil, Havaí, Guam, Japão e em vários outros países asiáticos. São atualmente criadas em grande número para alimentação em mais de 1400 quintas na Ásia. Na natureza está considerada uma espécie vulnerável devida à perda de habitat, à poluição e à caça furtiva para mercados de alimentação.




Tartarugas softshell chinesas vivem em água doce e salobra. Na China essas tartarugas são encontradas em rios, lagos, lagoas, canais e riachos com correntes lentas, e no Havaí elas podem ser encontradas em pântanos e valas de drenagem.




Possuem um pescoço extremamente longo e um focinho em forma de snorkel, o que as permite ficar com o corpo submerso e ainda respirar, mantendo as narinas para fora d'água. São animais predominantemente de hábitos carnívoros, alimentando-se de peixes, crustáceos, anfíbios e moluscos.

Na Europa, esta tartaruga é um animal de estimação popular. Em cativeiro esta espécie come peixes enlatados e frescos, comida enlatada para cães, carne crua, ratos, sapos e frango, não costumam gostar de ração para tartaruga. Podem causar uma mordida dolorosa se forem provocadas.




Texto: wikipedia, https://www.hetterrarium.com/en_GB/a-54672326/info-chelonians/pelodiscus-sinensis-info-care/
Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. Hi Maria.

    What a special Turtle.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  2. Wow ! Beautiful turtle! It is a pity that some people eat such beautiful animals!
    Take care dear friend !

    ResponderEliminar
  3. Beautiful pictures of the turtle Maria.
    I find this one very special.
    Greetings Irma

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Ótimas imagens, gostei muito. Bjs querida.

    ResponderEliminar
  5. Una tortuga espectacular, me ha gustado mucho el reportaje. Maria un fuerte abrazo desde el norte de España. Salud!!!

    ResponderEliminar
  6. Que interessante!
    Gostei imenso de ler e ver. São tão diferentes das "nossas" tartarugas...
    Eu não arriscaria muito aproximar-me... Com esse focinho pontudo imagino o que custará ser mordida por elas...
    Lindas para ver... de longe! 😉

    Minha querida, espero que esteja tudo bem consigo e com toda a família.

    Bom Fim-de-semana
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar

Topo