Tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa ( Chinese softshell turtle )
A tartaruga-de-carapaça-mole-chinesa (Pelodiscus sinensis) pertence à família Trionychidae, uma família de tartarugas de água doce cujos membros são popularmente chamados de tartarugas-de-casco-mole, devido ao fato de sua carapaça não possuir escamas, sendo mais mole e flexível que a das outras tartarugas.
Como existe um grande número desta espécie criadas em viveiros, apresentam pois diferentes variantes, sendo as tartarugas albinas (como esta que encontrei), bastante "comum" e muito popular em cativeiro.
É endémica da China, encontrando-se também numa vasta gama de outros países, nomeadamente Espanha, Brasil, Havaí, Guam, Japão e em vários outros países asiáticos. São atualmente criadas em grande número para alimentação em mais de 1400 quintas na Ásia. Na natureza está considerada uma espécie vulnerável devida à perda de habitat, à poluição e à caça furtiva para mercados de alimentação.
Tartarugas softshell chinesas vivem em água doce e salobra. Na China essas tartarugas são encontradas em rios, lagos, lagoas, canais e riachos com correntes lentas, e no Havaí elas podem ser encontradas em pântanos e valas de drenagem.
Possuem um pescoço extremamente longo e um focinho em forma de snorkel, o que as permite ficar com o corpo submerso e ainda respirar, mantendo as narinas para fora d'água. São animais predominantemente de hábitos carnívoros, alimentando-se de peixes, crustáceos, anfíbios e moluscos.
Na Europa, esta tartaruga é um animal de estimação popular. Em cativeiro esta espécie come peixes enlatados e frescos, comida enlatada para cães, carne crua, ratos, sapos e frango, não costumam gostar de ração para tartaruga. Podem causar uma mordida dolorosa se forem provocadas.
Texto: wikipedia, https://www.hetterrarium.com/en_GB/a-54672326/info-chelonians/pelodiscus-sinensis-info-care/
Fotos: Pessoais