Kalanchoe ou Flor-da-fortuna
De cores vivas e que contrastam de forma espetacular com as suas folhas verdes e brilhantes, a Flor-da-Fortuna é uma planta que dá cor e alegria a qualquer lugar onde se encontre.
A Kalanchoe é um género de plantas suculentas da família Crassulaceae. É originária de África e é conhecida como Kalanchoe, Erva-da-Costa, Coerana, flor-da-fortuna ou kalandiva.
Possui folhas largas, grossas e em tom de verde escuro. Pode alcançar até 30 centímetros de altura. As suas flores, agrupadas em inflorescências, podem ser de diversas cores, como vermelhas, rosas, laranjas, brancas ou amarelas. O período de floração vai em geral do início do inverno ao fim da primavera. É conveniente ir retirando as hastes à medida que as flores vão murchando.
É uma planta resistente e fácil de cultivar. Gosta de solo solto bem drenado e fértil. Prefere lugares bem iluminados (varandas e jardins). Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. Exposta ao sol, as suas flores duram mais tempo.
A rega deve ser feita apenas sobre o solo, sem molhar as folhas ou as flores, pois caso contrário a planta pode apodrecer.
Deve-se deixar o solo secar antes de regar novamente. No verão pode ser regada apenas duas vezes semanalmente e no inverno apenas uma ou quando o substrato estiver começando a ressecar.
É muito apreciada no paisagismo, pela sua facilidade de cultivo e pelo colorido efeito que dá aos jardins devido à sua grande variedade de cores, podendo ser utilizada em bordaduras ou canteiros.
Também fica espetacular em vasos para decorar a casa.
Fonte explicativa: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Ler o post completo