Os turbelários (classe Turbellaria) são vermes platelmintos de vida livre, que exibem geralmente cores vistosas e surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos.
São animais não-segmentados, de corpo mole e achatado, com sistema nervoso centralizado, sistema digestivo incompleto, sistema circulatorio e respiratório ausente e de simetria bilateral, ou seja, o seu lado esquerdo e direito espelham-se como imagens invertidas um do outro. Uma vasta maioria dos turbelários é hermafrodita, produzindo células reprodutivas femininas e masculinas, e fertiliza os ovos internamente por copulação. Algumas das espécies aquáticas de maiores dimensões acasalam por esgrima peniana, um duelo em que cada um dos animais tenta fecundar o outro, cabendo ao perdedor adoptar o papel de fêmea e desenvolver os ovos.
Os platelmintos marinhos de vida livre, pertencem ao filo de invertebrados Platyhelminthes que compreende cerca de 15.000 espécies, à classe Turbellaria, que comporta à volta de 3 mil espécies e à ordem Polycladida.
Fontes e Fotos: Wikipedia; www.biologo.com.
Belle fotografie.
ResponderEliminarBuon fine settimana.
Hi Maria.
ResponderEliminarThey are beautiful in color and shape.
Greetings from Patricia.
Interesante post y fotografías.
ResponderEliminarUn abrazo y feliz fin de semana.
Uma publicação muito rica... Obrigada pela partilha!!
ResponderEliminar-
Tento esquecer de quem não me merece
-
Beijos e um excelente fim de semana!
La naturaleza nos sorprende en las formas y colores que plasma en sus criaturas.
ResponderEliminarBesos María
An amazing post, I love these photos. Interesting creatures and wonderful colours.
ResponderEliminarI hope all is well Diane
María.
ResponderEliminarInteresantísimo tema de los tuberlarios. Con sus sistemas nerviosos: central, circulatorio, digestivo, respiratorio...
Son animales inteligentes acuáticos que aportan vida.
Sus colores atraen su atención divina.
Saludos