30/12/2021

Rosas Vermelhas para alegrar o nosso olhar





As rosas são símbolo do amor, da paixão, do romantismo, da beleza e perfeição. Hoje deixo alguns dos "Olhares" que fui capturando nos meus passeios.


Rosas Vermelhas











"Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa." Antoine de Saint-Exupéry




Ler o post completo

17/12/2021

Kalanchoe ou Flor-da-fortuna




Kalanchoe ou Flor-da-fortuna



De cores vivas e que contrastam de forma espetacular com as suas folhas verdes e brilhantes, a Flor-da-Fortuna é uma planta que dá cor e alegria a qualquer lugar onde se encontre.




A Kalanchoe é um género de plantas suculentas da família Crassulaceae. É originária de África e é conhecida como Kalanchoe, Erva-da-Costa, Coerana, flor-da-fortuna ou kalandiva.





Possui folhas largas, grossas e em tom de verde escuro. Pode alcançar até 30 centímetros de altura. As suas flores, agrupadas em inflorescências, podem ser de diversas cores, como vermelhas, rosas, laranjas, brancas ou amarelas. O período de floração vai em geral do início do inverno ao fim da primavera. É conveniente ir retirando as hastes à medida que as flores vão murchando.





É uma planta resistente e fácil de cultivar. Gosta de solo solto bem drenado e fértil. Prefere lugares bem iluminados (varandas e jardins). Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. Exposta ao sol, as suas flores duram mais tempo.





A rega deve ser feita apenas sobre o solo, sem molhar as folhas ou as flores, pois caso contrário a planta pode apodrecer.
Deve-se deixar o solo secar antes de regar novamente. No verão pode ser regada apenas duas vezes semanalmente e no inverno apenas uma ou quando o substrato estiver começando a ressecar.





É muito apreciada no paisagismo, pela sua facilidade de cultivo e pelo colorido efeito que dá aos jardins devido à sua grande variedade de cores, podendo ser utilizada em bordaduras ou canteiros.
Também fica espetacular em vasos para decorar a casa.




Fonte explicativa: Wikipédia
Fotos: Pessoais



Ler o post completo

11/12/2021

Bongo (Tragelaphus eurycerus isaaci)





Das minhas visitas ao Jardim Zoológico de Lisboa , deixo hoje os meus "olhares" sobre o lindo antílope:


Bongo (Tragelaphus eurycerus isaaci)



Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovídeos


O Bongo é um antílope herbívoro que habita o território africano, principalmente nas regiões de florestas tropicais com vegetação rasteira. 




É caracterizado por uma camada marrom-avermelhada com marcações em preto e branco e listras em amarelo e branco. A espécie é uma das únicas de antílopes em que os dois sexos possuem chifres. Estes, variam de 75 cm a 100 cm. O animal que atinge 1,3 m de altura e quase 3 m de comprimento.




São animais tímidos, refugiam-se nas zonas de floresta mais densa durante o dia e procuram alimento ao crepúsculo e durante a noite. Esta espécie vive em pequenos grupos familiares que podem ser formados apenas por fêmeas, crias e um macho dominante. A alimentação consiste em folhas, arbustos, cipós, frutos e miolos de árvores. O macho acasala com uma única fêmea. O período de gestação é de 282 a 287 dias. Os filhotes são deixados sozinhos após o nascimento, permanecendo no solo, para evitar o ataque de predadores. A mãe retorna para se relacionar com a cria para tratá-la após este período.




Texto explicativo: Wikipédia, Jardim Zoológico de Lisboa
Fotos: Pessoais


Ler o post completo

04/12/2021

Gladíolos (Palma de Santa Rita) - Uma Flor delicada e Elegante





  Para colorir o nosso dia, vamos divagar o olhar ....
                                sobre as belas e exuberantes flores dos ....

Gladíolos ou Palma de Santa Rita












Fotos: Pessoais

Poderá conhecer sobre as características e cultivo destas elegantes flores no meu post: "Gladíolos a Flor dos encontros"


Ler o post completo
Topo