A figueira-da-Austrália é uma espécie nativa das florestas chuvosas da costa leste da Austrália. Neste ambiente cresce mais frequentemente sob a forma de estrangulador do que de árvore.
Pertencente à família Moraceae, a Ficus macrophylla, vulgarmente conhecida como a figueira-da-Austrália ou figueira-estranguladora, é uma grande e maciça figueira que pode atingir mais de 60 metros de altura.
O seu enorme tronco tem casca áspera e acinzentada. O seu sistema radicular, embora muito escultórico, é bastante agressivo. Tem o hábito de deixar cair raízes aéreas dos seus ramos, que ao atingir o solo, engrossam em troncos complementares que ajudam a suportar o peso da sua coroa.
O seu enorme tronco tem casca áspera e acinzentada. O seu sistema radicular, embora muito escultórico, é bastante agressivo. Tem o hábito de deixar cair raízes aéreas dos seus ramos, que ao atingir o solo, engrossam em troncos complementares que ajudam a suportar o peso da sua coroa.
Como o epíteto específico indica, esta árvore perene tem folhas grandes, elípticas, coriáceas, verde-escuras e com 15-30 cm de comprimento, que se dispõem alternadamente nas hastes .Os seus figos têm 2-2,5 cm de diâmetro, mais pequenos que os de uma figueira normal, mudando de verde para roxo à medida que amadurecem. Embora comestíveis, os seus frutos são de gosto desagradável e seco.
A germinação das suas sementes ocorre geralmente na copa de uma árvore hospedeira. A nova planta emite raízes que após tocarem o solo permitem que se torne autónoma e acabe por estrangular o hospedeiro.
Esta figueira é amplamente utilizada como árvore ornamental em parques públicos e jardins em climas mais quentes, como na Califórnia, Portugal, Itália e Austrália. Deve ser plantada em locais espaçosos e longe de pavimentos ou muros, pois as suas raízes são extremamente agressivas. Um dos mais famosos exemplares encontra-se junto a uma das entradas do Jardim Botânico de Coimbra, cidade onde existe ainda outra Ficus macrophylla bastante reconhecida, localizada na Quinta das Lágrimas.
Fontes: Wikipédia
Fotos: Pessoais (Jardim Botânico de Coimbra e da Quinta das Lágrimas)
Bem me parecia que estava a reconhecer o jardim botânico :) É uma da árvores que mais gosto no jardim botânico de Coimbra! bjs
ResponderEliminarA verdade é que acabam por "matar" a árvore que abraçam. Bonitas fotois.
ResponderEliminar.
Sexta-feira feliz … Sorrisos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Hi Maria.
ResponderEliminarA great tree with its trunks.
Greetings from Patricia.
Um belo exemplar que gostei de conhecer . Tb amos fotografar plantas exóticas . Abraços .
ResponderEliminarHola María.
ResponderEliminarQue interesante. Esto de la higuera estranguladora. No había escuchado hablar de ella, la verdad.
Interesante lo que nos cuentas.
Y me encanta las fotografías que nuestras.
Buen fin de semana.
Abrazos!!
É linda demais.
ResponderEliminarPassando, relendo, elogiando, e deixando votos de um Feliz fim-de-semana.
ResponderEliminar.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
Que publicação tão poderosa e interessante! :)
ResponderEliminar-
O peso das palavras
Beijos, e um excelente fim de semana.
Nice looking tree trunk. Everynow and then I post photos of some of the many different trees I see on my walks here. Bark is fascinating!
ResponderEliminarWhat a lovely tree! Amazing!
ResponderEliminarLove from Titti
Mesmo sendo uma figueira com o adjetivo estranguladora,
ResponderEliminarachei uma bela árvore, que tronco poderoso, em?
🌲😍🌲😍🌲😍
Maria Rodrigues,
ResponderEliminarQue matéria mais linda!
Maravilhosas imagens.
Bjins
CatiahoAlc.
Awesome tree. Great photo.
ResponderEliminar