Jatropha Peregrina
A Jatropha é um género de plantas pertencente à família Euphorbiaceae. O género contém aproximadamente 170 espécies de plantas suculentas, arbustos e árvores (algumas são caducifólias, como Jatropha curcas). A maioria das Jatropfas é nativa das Américas, com 66 espécies encontradas no Velho Mundo. É cultivada em todas as regiões tropicais e subtropicais do globo.
Num dos meus passeios a Zhuhai (China) encontrei esta linda planta. Foi difícil identificar qual o género, mas penso que seja a Jatropha integerrima, também conhecida por Jatropha Peregrina ou Jatropha picante (Spicy Jatropha).
É uma planta perene, muito ramificada. As folhas têm um pecíolo longo avermelhado. A sua forma é extremamente variável, podendo ser elíptica ou oval, inteira ou de 2 a 3 lóbulos pontiagudos com borda inteira ou dentada.
A inflorescência ocorre em grupos de pequenas flores com 5 sépalas fundidas e 5 pétalas ovais de vermelho intenso. As flores atraem borboletas. A planta produz flores masculinas e femininas. As masculinas têm cerca de dez estames delimitados por amarelo e as femininas têm um pistilo com três ramos. A floração mantém-se a maior parte do ano.
Gosta de sol pleno ou meia sombra, solo bem drenado e regas moderadas.
Assim como muitos membros da família Euphorbiaceae, o Jatropha contém compostos altamente tóxicos.
Assim como muitos membros da família Euphorbiaceae, o Jatropha contém compostos altamente tóxicos.
Sendo muito ornamental, pode ser ser cultivada em vasos, ou ser usada como planta isolada ou formando pequenos grupos em parques e jardins.
Texto explicativo: Wikipédia e outros sites Net
Fotos: Pessoais