18/03/2018

Escova-de-garrafas (Callistemon)




As suas flores lembram uma escova de lavar garrafas daí o seu nome comum.




São endémicas da Austrália, mas amplamente cultivada em muitas outras regiões e naturalizado em locais dispersos. Foram cultivados na Europa desde a espécime Callistemon citrinus introduzida para o Kew Gardens em Londres por Joseph Banks em 1789.




São plantas perenes, pertencem à família Myrtaceae, um género que possui 34 espécies catalogadas. As escovas-de-garrafa apresentam-se com um porte arbustivo ou de arvoreta.




Têm um crescimento relativamente lento. Algumas espécies poderão atingir alturas de 4 metros. As suas folhas são em geral pequenas de tama, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.





A cor varia consoante as espécies; a maioria é vermelha, mas algumas espeécies são amarelo, verde, laranja ou branco. As suas flores têm um formato cilíndrico com numerosos estames.




Devem ser cultivadas sob sol pleno, gostam de clima quente ou ameno, não são exigentes quanto ao tipo de solo, propaga-se por estaquia ou sementes. No paisagismo, pela sua exótica beleza podem ser utilizadas como árvores isoladas, como formação de cercas-vivas ou em vasos.





Texto explicativo: wikipedia
Fotos: Pessoais


Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo