03/03/2018

Preservar a vida Animal - Tigre da Sibéria


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!


Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.

Dentro deste contexto, vou começar a falar aqui no meu “cantinho”, sobre animais que se encontram em Vias de Extinção.

A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre.

Hoje: Tigre da Sibéria

Foto: alphacoders.com

Nome Científico: Panthera tigris altaica
Ordem: CARNIVORA
Família: Felidae



Foto: Wallpaper sites.google

Distribuição e Habitat :
Os tigres-da-sibéria encontram-se em vales com encostas rochosas na bacia do rio Amur (Leste da Rússia, Nordeste da China e Coreia do Norte).



Identificação:
Os tigres são os maiores felinos actuais. O tamanho é variável com a subespécie, sendo os tigres-de-samatra os mais pequenos e os tigres-da-sibéria os de maiores dimensões. A pelagem é ocre (relativamente clara) com riscas castanhas longitudinais; é mais densa e clara no Inverno, como uma adaptação ao frio e à neve do seu habitat.





Hábitos:
São mais activos durante a noite. Caçam por emboscada e dependem mais da visão e da audição do que do olfacto. São solitários (excepto durante a época de acasalamento) e territoriais.





Alimentação:
Os tigres-da-sibéria dependiam principalmente de suínos selvagens para a sua alimentação, mas após o declínio destas presas têm vindo a caçar veados. Podem ainda caçar outros mamíferos, aves, répteis e peixes.



Reprodução:
O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. O período de gestação é de 102 a 112 dias, após os quais nascem geralmente duas ou três crias, numa toca ou entre vegetação densa. As crias são amamentadas por três a seis meses e acompanham a mãe durante dois a três anos, aprendendo com ela as técnicas de caça necessárias à sua sobrevivência futura como adultos solitários. Os machos atingem a maturidade sexual aos quatro a oito anos de idade e as fêmeas aos três a quatro anos de idade.




Estatuto de conservação e principais ameaças:
Das oito subespécies reconhecidas de tigre, três já estão extintas: A subespécie tigre-da-sibéria é considerada como “criticamente em perigo. Os tigres têm sido ameaçados pela caça para o comércio de peles e para o tráfico de órgãos para a medicina tradicional chinesa, pelo desaparecimento do seu habitat, em consequência do desenvolvimento das áreas agrícolas e urbanas.
A recuperação desta subespécie tem sido lentamente possível, existindo actualmente um total de cerca de 400 indivíduos em áreas protegidas. Existem muito mais tigres em cativeiro do que no seu habitat natural. Este facto está relacionado com a não existência actualmente de áreas protegidas suficientemente grandes nas quais estes possam ser reintroduzidos. E este é o maior problema que se coloca em relação ao futuro desta espécie a médio e a longo prazo.


Há que compreender a importância de cada organismo na complexa e maravilhosa teia da Vida na Terra e NUNCA nos devemos esquecer que "A extinção é para sempre".

Fontes e Fotos: Wikipedia; 1mst-net; http://www.worldzootoday.com/; treknature; Enciclopédia a Vida Animal; http://www.desktopwallpaperhd.com/; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.




“A Terra provê o suficiente para as necessidades de todos os homens, mas não para a voracidade de todos.” (Mahatma Gandi).

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo