20/03/2018

Guarda-rios (kingfisher)





Hoje vou falar de um passáro lindo e bem colorido o:

Guarda-rios

Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae


Foto: wallpapercave.com


A família Alcedinidae à qual pertencem, inclui 95 espécies, classificadas em 19 géneros. O grupo está presente em todos os continentes, excepto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas. Habitam principalmente zonas florestais, preferencialmente junto de rios ou lagos.


Foto: wikipedia_Author_Doing YEAR


Para além de "guarda-rios", é conhecido também por: "martim-pescador", "papa-peixe" e "pica-peixe" .


Foto: wallpapersafari.com


São aves de pequeno a médio porte (10 a 46 cm de comprimento), de plumagem colorida e pescoço curto, com cabeça relativamente grande em relação ao corpo e um bico longo e robusto.


Foto: wikipedia_Author_David Meeker


O bico e as patas são bastante coloridos, normalmente em tons de encarnado, laranja ou amarelo. A plumagem é exuberante com frequência de cores azuis ou verdes.


Foto: wikipedia_Author_J.M.Garg


A forma do bico varia consoante o tipo de alimentação, por exemplo é achatada lateralmente nas espécies piscícolas. Os guarda-rios que se alimentam no solo à base de frutos têm o bico bastante mais curto. A maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual. Os juvenis são semelhantes aos adultos e distinguem-se pela plumagem menos colorida.


Foto: wikipedia_Autor_Pkhun


Os guarda-rios são aves monogâmicas que formam casais permanentes na maioria das espécies. Há, no entanto, exemplos onde o casal reprodutor é auxiliado nos cuidados parentais por membros subordinados do grupo, frequentemente crias da postura anterior. Poligamia ocorre apenas no guarda-rios comum.


Foto: www.hdwallpaperspop.com


A frequência de postura, feita sobretudo em cavidades no solo construídas por outros animais, varia de acordo com as espécies e condições ambientais entre 1 a 4 vezes por ano. Cada postura tem em média 3 a 6 ovos, que são incubados por ambos os membros do casal durante duas a quatro semanas. Os juvenis são totalmente dependentes dos pais durante as três a oito semanas seguintes. Quando as crias começam a voar, o casal diminui drasticamente a quantidade de comida que trás aos filhos para os incentivar a procurar alimentos sozinhos. Esta fase dura em média um mês, após o que o casal expulsa as crias do território.


Foto: wikipedia_Author_markaharper


O tipo de dieta dos guarda-rios varia de acordo com a espécie e com as condições ambientais. A maioria é bastante adaptável e consome peixes, insectos ou pequenos vertebrados, existindo também exemplos de guarda-rios frutícolas. As espécies piscícolas contam com o apurado sentido de visão para localizar a presa dentro de água, que caçam através de mergulhos picados.


Foto: mages7.alphacoders.com


Os guarda-rios são aves barulhentas com vários tipos de vocalização usadas em diferentes ocasiões, o que sugere alguma forma de comunicação entre membros da espécie.


Foto: www.hdwallpaperspop.com


Texto explicativo: wikipedia
Fotos: wallpapercave.com, www.hdwallpaperspop.com, mages7.alphacoders.com, www.hdwallpaperspop.com, wallpapersafari.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo