Hoje vou aqui apresentar mais uma interessante e bela planta.
Ipê-de-jardim (Tecoma Stans)
De grande beleza ornamental, o seu nome cientifico é Tecoma Stans mas é conhecida popularmente pelos nomes comuns de Sabugueiro-amarelo, Amarelinho, Bignônia-amarela, Carobinha, Guarã-guarã, Ipê-mirim, Ipê-de-jardim, Sinos-amarelos.
Pertence ao genero das Tecomas da família Bignoniaceae e é nativa do México e Sul dos EUA.
Pertence ao genero das Tecomas da família Bignoniaceae e é nativa do México e Sul dos EUA.
É um arbusto perene que pode ser conduzido para formar uma pequena árvore com 3 a 6 metros de altura. Muito ramificado as folhas são compostas com bordas serrilhadas.
O Ipê-de jardim tem uma floração espectacular que encanta o olhar de quem por ele passa. As suas vistosas inflorescências são terminais, com imensas flores em forma de sino de cor amarelo brilhante.
Relativamente ao cultivo, não é muito exigente. Deve ser cultivada em solo fértil e bem drenado, a sol pleno, suporta o calor extremo e é resistente a pragas. Multiplica-se por sementes ou estaquia. A poda anual ajuda a manter a sua forma e a estimular um crescimento saudável.
É muito apreciada paisagisticamente pela sua exuberante e bela floração. Nos jardins pode ser utilizada de forma isolada ou em grupo fazendo cercas. Fica linda ao longo dos passeios (foi onde as encontrei), mas aí deverá ser podada para manter uma forma elegante.
Texto explicativo: Wikipédia; artigos diversos sobre flores
Fotos: Pessoais (Alentejo)