19/08/2023

Melro-Preto (Turdus merula)




Hoje vamos apreciar uma ave bem conhecida e popular em todo o mundo.

Melros-pretos (Turdus merula)




São aves passeriformes pertencentes à família Turdidae. O seu nome científico é Turdus merula e são conhecidos pelos nomes comuns de melro ou mérula. Encontram-se em todos os continentes, exceto na Oceania e na Antártica. É a ave nacional da Costa Rica e da Suécia.





Os melros apresentam um grande diformismo sexual, isto é, os machos e fêmeas têm características físicas diferentes. O macho adulto possui plumagem totalmente negra e lustrosa, patas de tamanho médio castanho-escuras, bico curto amarelo-alaranjado e um anel orbital amarelo. A fêmea adulta possui plumagem castanha, ventre malhado de castanho-claro, garganta e peito com malhas esbranquiçadas, patas castanho-escuras, bico amarelo-acastanhado e um anel orbital castanho. Os juvenis são semelhantes às fêmeas, mas possuem manchas pálidas na parte superior do corpo. Os tons de castanho da plumagem dos juvenis varia de indivíduo para indivíduo, sendo os mais escuros presumivelmente machos.





Alimentam-se de minhocas, de uma grande variedade de insetos, grãos, bagas e frutos.




Ambos os sexos exibem um comportamento territorial nos locais de nidificação, cada qual com comportamentos agressivos distintos, mas é mais gregário durante as migrações e nas áreas onde inverna. Tanto os machos como as fêmeas podem permanecer no seu território durante todo o ano desde que o clima seja suficientemente temperado e haja alimento disponível durante o inverno.




Relativamente à reprodução, o melro-preto macho atrai a fêmea com uma exibição de corte. O casal procura então um local adequado para o ninho numa trepadeira ou arbusto, geralmente a cerca de 2 m do solo, dando preferência a espécies espinhosas ou de folha persistente como a hera ou o azevinho. Também pode construir em galhos de árvore. Cada postura possui habitualmente três a cinco (normalmente quatro) ovos verde-azulados salpicados com pequenas manchas vermelho-acastanhadas. As posturas em zonas arborizadas tendem a ter maior número de ovos do que em zonas urbanas. A incubação é feita unicamente pela fêmea e dura geralmente de 12 a 14 dias.




Texto explicativo: Wikipédia; http://www.avesdeportugal.info/turmer.html;
Fotos: Pessoais


8 comentários:

  1. Bom sábado de paz, querida amiga Maria!
    Eles são um encanto da natureza.
    Por aqui, eles passeiam comigo.prla orla, pelos parques. Uma coisa linda ver pássaros juntinho de nós.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oa melrimhos de bico amarelo :D Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que extraordinariamente bello es poder vivir en estos espacios naturales o cerca de ellos, donde se puede apreciar ampliamente tanto la flora y la fauna silvestre que habitan en estos bellos parajes. Habría que proteger más la naturaleza y reforestar amplias zonas, tanto para beneficio de las personas como de los animales silvestres
    Qué bellas fotografías has añadido el artículo de este pajarito tan bonito.

    ResponderEliminar
  4. María, por aqui chamamos-lhe enegrecido. Caracterizam-se por terem um comportamento único em relação ao seu ciclo reprodutivo. São espécies parasitas obrigatórias, ou seja, não constroem ninhos e depositam os seus ovos nos de outras espécies. Por vezes, destroem os ovos dos seus hospedeiros depois de terem posto os seus.

    ResponderEliminar
  5. Uma bela aula sobre eles Maria, que aqui já tivemos muitos e creio que os avanços nas reservas tem diminuído a presença deles. São belos pássaros.
    Valeu as informações.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. vooral de laatste foto zo van heb je mij wel gezien? prachtig.

    ResponderEliminar
  7. Achei lindos! O macho é mais bonito que a fêmea.
    Belas fotos!
    Beijos! Ane :)
    A Lua e Eu

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo