Hoje vamos divagar o olhar por um belo arbusto com flores da cor da alegria, Laranja.
Camarões - Tecoma capensis
A Tecoma capensis é originária da África Austral (de Moçambique à Cidade do Cabo), tem como nome cientifico Tecoma capensis e pertence à família Bignoniaceae. É conhecida pelos nomes comuns de Camarões, Jasmineiro-do-cabo, Tecomaria , Bignonia-vermelha, Madressilva do cabo, Tecoma-do-cabo ou Bignonia do cabo.
É um arbusto de crescimento rápido, erecto e escandente, com 2 a 4 m de altura e forte tendência para alargar através do enraizamento de turiões laterais. A espécie é normalmente perene, mas pode perder as folhas em climas mais frios. As folhas são verde brilhante e os galhos têm tendencia a subir, devendo ser orientados à medida que crescem.
Tem elegantes flores tubulares com quase 8 cm de comprimento, laranjas avermelhadas brilhantes , agrupadas em inflorescências terminais. Podem florescer em diferentes épocas do ano.
Deve ser cultivada a sol pleno, uma insuficiente exposição à luz pode causar queda de folhagem, crescimento deficiente e um fraco florescimento. O solo deve ser fértil e bem drenado. Multiplica-se por estaquia. É bastante resistente às secas, precisando apenas de mais água durante o período de crescimento da primavera e do outono.
Tem uma ampla utilização como planta ornamental nos jardins, como arbusto ou mesmo como trepadeira se for colocada em locais onde ela possa escalar, como por exemplo junto a muros, cercas ou trebliças.
Texto explicativo: Wikipédia, https://www.picturethisai.com/pt/care/Tecoma_capensis.html; https://pt.esdemgarden.com/;
Fotos: Pessoais (Alentejo)