Encontrei-a e "capturei-a" através das minhas fotos...
Rola-do-mar ou vira-pedras (Arenaria interpres)
A rola do Mar (Arenaria interpres ) é uma pequena ave limícola, migradora de passagem e invernante nas costas da Península Ibérica. Pertence à família Scolopacidae da ordem Charadriiformes. É também conhecida por vira-pedras.
É uma ave bastante pequeno e encorpado, com 20-24 cm de comprimento, uma envergadura de 50-57 cm e um peso de 85-150 g quando adulto. O bico é escuro e em forma de cunha e ligeiramente arrebitado. As pernas são bastante curtas e com coloração laranja brilhante.
A espécie alimenta-se geralmente em zonas rochosas à beira-mar, muitas vezes virando pequenas pedras para procurar os pequenos invertebrados que fazem parte da sua dieta, comportamento que deu a origem ao nome comum de "vira-pedras".
Tem uma dieta variada, que inclui carniça, ovos e material vegetal, mas alimenta-se principalmente de invertebrados. Os insectos são particularmente importantes na época de reprodução. Em outras ocasiões, também consome crustáceos, moluscos e vermes.
A espécie é uma ave monogâmica e os casais podem permanecer juntos por mais de uma estação reprodutiva. O ninho é uma pequena escavação rasa, muitas vezes com um forro de folhas. Mede cerca de 11 cm de diâmetro e tem apenas cerca de 3 cm de profundidade. Pode ser construído entre vegetação ou em solo pedregoso ou rochoso. Vários pares podem nidificar juntos.
Cada par produz em cada estação reprodutora uma única ninhada de dois a cinco ovos, com quatro sendo o número mais comum.
A incubação começa quando o primeiro ovo é colocado e dura de 22 a 24 dias. A fêmea é a principal responsável pela incubação dos ovos, mas o macho pode ajudar na fase final.
Texto explicativo: Wikipédia; http://www.avesdeportugal.info/;
Fotos: Pessoais (Ericeira)
Hi Maria.
ResponderEliminarThis is a beautiful species.
Beautiful pictures.
Greetings from Patricia.
Maria eu acho interessante o que você nos diz sobre este pássaro, por que você pergunta? Porque há mais de 50 anos por aqui eram chamados de "pombinhos" para os recém-casados. Talvez uma herança do ditado dos espanhóis. Beijinhos
ResponderEliminarLegal esta avezinha Maria. aqui temos uma semelhante pomba rola, mas que se adaptou bem ás cidades, assim é comum vê-las nos jardins e praças, a penugem é marrom.
ResponderEliminarBom conhecer esta, que não vejo no nosso litoral ainda.
Grato pela partilha com belas fotos e informações.
Bjs e paz amiga para uma feliz semana na familia.
Lovely Turnstone!! Great captures. Happy week, big hug, Maria👋🏻😊
ResponderEliminarQue bonitinhas!!!
ResponderEliminarheel mooi
ResponderEliminarNunca vi esta ave, mas a espécie também se reproduz na Finlândia. O nome finlandês é karikukko.
ResponderEliminarBoas fotos do pássaro
Que ave fofinha, tem uma por aqui que chamamos de rolinha. Gostei de ver!♡♡♡☆
ResponderEliminarOi Maria que bela e perfeita postagem. Mostrando essa bela ave da natureza. E também com dicas que levam até os braços de Deus. Postagem que edificante. Amei visitar o seu cantinho. Bjs querida Abrcs NalPontes
ResponderEliminar