25/11/2023

Cynara cardunculus L. - Cardo-do-coalho ou Cardo-coalheiro




Apreciando as lindas flores lilases do ...

Cardo-do-coalho ou Cardo-coalheiro (Cynara cardunculus L.)


O Cardo-coalheiro tem como nome científico Cynara cardunculus L. e é também conhecido também por Cardo-leiteiro ou cardo-do-coalho. Pertence à família Asteraceae é uma espécie natural que tem muitas formas cultivadas. É natural da região sul do mar Mediterrâneo.




Este cardo selvagem é uma planta herbácea perene que pode crescer até mais de um metro de altura. A sua inflorescência é de cor violeta-roxo. A flor do Cardo-do-coalho pode ser utilizada para o fabrico de queijos, onde é usado como coagulante natural





Aparecem em pastagens, terrenos incultos, pousios e descampados.





Fotos: Pessoais

Ler o post completo

18/11/2023

Aves de Gotemburgo




Hoje as estrelas do dia são ...

Aves que vi em Gotemburgo













"Os pássaros são pequenos anjos que vivem aqui na Terra, retocando flores e abraçando saudades que moram sozinhas nos ventos. " (frase da net)



Ler o post completo

11/11/2023

MAMONA - Ricinus communis




Conhecendo e apreciando um arbusto que embora perigoso é muito interessante, vistoso e bastante utilizado na indústria.

Mamona ou rícino



É uma planta da família das Euforbiáceas. A sua origem é atribuida a várias partes do mundo, como África ou Ásia, sendo conhecida e mencionada desde a época dos antigos egípcios. A Mamona tem como nome cientifico Ricinus communis L., existindo um grande número de variedades. Tem entre outros nomes populares: pé-de-mamona, mamoneira, carrapateira, carrapato, Castor, Palma-de-cristo, figueira-do-inferno e rícino.




É um arbusto ou pequena árvore que pode atingir até 5 metros de altura. Tem crescimento rápido, é perene, semi-lenhoso, com troncos e ramos grossos e geralmente de cor verde avermelhado.





As suas folhas são grandes, brilhantes, com margens recortadas em forma de estrela, alternadas e sustentadas por longos e fortes pecíolos. Têm tonalidades avermelhadas no inicio que com o crescimento mudam para cor verde.





As flores surgem em inflorescências terminais do tipo panícula. É uma planta monóica, ou seja apresenta órgãos sexuais dos dois sexos na mesma planta. A inflorescência contem na parte superior as flores femininas e inferiormente as masculinas. As flores femininas são geralmente na cor verde, ou de tonalidades avermelhadas, sem pétalas. As flores masculinas são amarelo esverdeadas, com numerosos estames ramificados amarelo claro.




Os frutos são cápsulas tripartidas, globosas cobertas de espinhos moles. As cápsulas inicialmente verdes, vão mudando de cor ficando no final do amadurecimento, de cor castanho escuro. Cada cápsula contém três sementes. A semente é conhecida como mamona ou carrapato e destas sementes extraí-se o seu principal produto derivado, o óleo de mamona, também chamado óleo de rícino, que é uma importante matéria-prima para a indústria química, sendo utilizado na composição de inúmeros produtos como tintas, vernizes, cosméticos, plásticos, entre outras utilizações. O óleo de rícino também pode ser utilizado para a produção de biodiesel.





De fácil cultivo, gosta de sol pleno, solo fértil enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e regas regulares. Multiplica-se por sementes. Cresce de forma selvagem em terrenos baldios, ao longo de estradas e nas bordas de terras cultivadas.

Embora tenha cores vibrantes e seja bastante decorativa, não é muito utilizada no paisagismo devido a ser muito tóxica, no entanto, a mamona sendo utilizada nos jardins cria um visual lindo e tropical.

Em Portugal é considerada uma espécie invasora.




ATENÇÃO - Todas as partes desta planta são tóxicas, especialmente as sementes, devido principalmente à presença da proteína tóxica ricina, que quando purificada, mesmo em pequenas doses pode levar à morte.




Fontes: Wikipédia; www.jardineiro.net; https://invasoras.pt/pt/planta-invasora/ricinus-communis;

Fotos: Pessoais


Ler o post completo

04/11/2023

🌺 As encantadoras flores das Begónias




Divagando e conhecendo um pouco mais sobre as lindas ...


Begónias



As Begónias são originárias principalmente da América Central e do Sul. Pertencem à família Begoniaceae e existem mais de 1000 espécies.




O seu nome foi uma homenagem feita pelo naturalista Charles Plumier a Michel Begon governador da ilha de São Domingos (hoje Haiti).




É uma planta herbácea, tem folhas verdes ou avermelhadas e bordas recortadas e pode atingir até cerca de 30 centímetros. As suas flores parecem pequenas rosas e podem ter várias tonalidades, sendo as mais frequentes as amarelas, vermelhas, rosa ou brancas.




A flor da begónia significa felicidade, cordialidade e delicadeza.




Fotos:Pessoais



Ler o post completo
Topo