16/03/2024

A elegante Rola-turca (Streptopelia decaocto)




Rola-turca (Streptopelia decaocto)



As rolas são aves da mesma família dos pombos e distinguem-se destes por serem mais pequenas, com um tamanho entre 25 a 35 cm e uma silhueta mais esbelta. Pertencem á família Columbidae e ao género Streptopelia, o qual contém 15 espécies.




As rolas que costumo ver, penso que serão as rolas turcas, têm uma plumagem com tons de cinza claro e bege. As suas asas são pontiagudas e a cauda bastante comprida com a base preta com barra terminal branca, bico negro, patas vermelhas e a plumagem da parte de trás da sua nuca possui uma espécie de colar preto. A sua alimentação é feita com base em pequenas sementes e bagos de cereal que vai encontrando no chão. Podem beber com o bico imerso na água. As rolas turcas são sedentárias e adaptaram-se muito bem a viver nas cidades.




São normalmente vistas aos pares ou em grupos que podem atingir os cinquenta elementos. São aves tímidas, mas que se fazem ouvir de forma notável no Verão, com o seu arrulho de chamamento.




Constrói o seu ninho, com gravetos entrecruzados, em árvores densas, perto de quintas, cidades, parques e jardins. A postura é geralmente de dois ovos, a incubação é feita por ambos os sexos e dura 13 a 14 dias. Os filhotes começam a comer sozinhos a partir das 3 semanas de vida. A rola é um pássaro que é considerado um símbolo de humildade, simplicidade e mansidão.




Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. Hyvin kerrot turkkikyykysestä. Se on levinny myös eteläiseen Suomeen. Minulle vieras lintu. Täällä on vain sepelkyyhkysiä ja uuttukyyhkysiä, kaupungeissa kesyjä puluja.

    ResponderEliminar
  2. Muito lindas!
    Já começam a fazer-se ouvir por cá.
    Em criança tive um casal dessas rolas :)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Maria, Por aqui, "Lovebirds" era uma expressão usada para descrever amantes ou casais recém-casados. A sua origem está relacionada com o comportamento das rolas, aves que habitam todo o território argentino e refere-se ao comportamento de afeto e carinho que as aves de rola têm.
    Besos

    ResponderEliminar
  4. Unas fotografías extraordinariamente lindas, y hermosas, que nos permiten apreciar la belleza de los pájaros, y de esa verde arboleda del lugar. Vivir en sitios naturales tan hermosos, rodeados de plena naturaleza, es fantástico.

    ResponderEliminar
  5. Hi Maria,
    Beautiful!! Very nice and elegant birds, love them!
    Great capture!
    Big Hug,
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Por aqui tem rolinhas também, mas acho que não são a mesma espécie que está no seu post, são bem pequenas. Acho muito fofinhas. Beijos nas bochechas! :)

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo