07/07/2024

Lupinos (Lupinus hybridus)




Hoje ficam alguns olhares e informações sobre uma bela flor que encontrei nas minhas férias em Copenhaga

Lupinos





Os lupinos são plantas da família das leguminosas, originárias da Europa, Ásia e América do Norte. O seu nome científico é Lupinus hybridus, que deriva da palavra latina lupus, que significa "lobo". Esta designação deve-se ao facto de os lupinos serem plantas resistentes, que podem sobreviver em solos pobres e degradados. São conhecidas em Portugal como Tremoços.




São plantas perenes muito conhecidas pelas suas espigas florais impressionantes, que se elevam verticalmente numa variedade de cores vibrantes, como azul, rosa, roxo e branco. As suas flores são extremamente atraentes para as abelhas.




Os lupinos são plantas de cultivo fácil, que se adaptam a uma grande variedade de solos e climas. Preferem solos bem drenados, exposição solar plena e regas regulares. A sua sementeira deve ser feita na primavera, quando o solo já se encontra aquecido.




Estas elegantes flores são uma adição encantadora aos jardins e paisagens. Com uma combinação única de elegância e robustez, os lupinos capturam o olhar de todos os amantes da natureza, tornando-se uma escolha popular para aqueles que desejam adicionar um toque de beleza selvagem e natural aos jardins.







10 comentários:

  1. Bom domingo de Paz, querida amiga Maria!
    Gosto das roxinhas (lilases).
    Tão bom vir aqui me perfumar.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de tremoço. Eu não os tenho no meu quintal. Também não posso mais plantar ou semear, porque o tremoço é ilegal na Finlândia. é uma chamada planta alienígena que deveria ser erradicada.
    Remover o tremoço da natureza aqui é um grande negócio, em alguns lugares todos os divisores de tráfego e estradas estão cheios dele.

    ResponderEliminar
  3. Marìa as flores parecem ervilhas. Deixo-vos um vídeo caso alguém queira cultivá-los.
    https://youtu.be/XjpV86fTnR4?si=KrqT3no0aKVmPYmS
    Besos

    ResponderEliminar
  4. Uau, que belas fotos!
    Esta flor é linda, de formato
    diferente e bem colorida!
    Beijos e boa semana! 🙂

    ResponderEliminar
  5. Maris wat staan de lupines er heel mooi bij zo vrolijk.

    ResponderEliminar
  6. São lidíssimas, estas flores. Recordo-me que quando eu era criança chamávamos-lhes "bocas de lobo" - não sei porquê...mas era esse o nome que lhes dávamos.
    Estou a pensar que é uma flor bonita para pôr no meu jardim... que é num terraço com muito, muito sol. Nem tudo se dá aqui bem... 😥
    Minha querida, dentro de pouco mais de 2 semanas vou de férias. Para compensar o ano passado, em que passei o Verão no hospital... este ano vou cumprir o planeado para o ano passado - mais um passeio aos Estados Unidos. Vou tentar fazer uma postagem antes de ir. Vamos ver... A saúde não anda famosa... mas há-de melhorar!
    Uma semana feliz.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  7. São realmente muito vistosos e permitem combinações
    de cores muito interessantes...
    Gostei de conhecer... Agradeço.
    Bons passeios de verão. Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  8. Mais um exemplar lindo que nunca vi no Brasil, Maria.

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo