15/09/2024

Sálvia Vermelha: Um Toque Vibrante no jardim




Conhecendo um pouco mais sobre uma planta muito interessante e colorida ...

Sálvia Vermelha - Beleza e Versatilidade no Jardim



A sálvia vermelha, conhecida cientificamente como Sálvia Splendens, é uma planta nativa do Brasil, pertencente à família Lamiaceae. Tem como nomes populares Sálvia Vermelha, Sangue de Adão, Alegria dos Jardins, Sálvia.




É um arbusto perene que pode atingir até 60 centímetros de altura, com folhas verde-acinzentadas, textura aveludada e aroma pungente e característico. As suas flores são tubulares de cor vermelho-vivo dispostas em espigas terminais, florescem na primavera e verão, atraindo abelhas, borboletas e outros polinizadores.




É uma planta de fácil cultivo, prefere solo bem drenado, rico em matéria orgânica e sob sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser regulares, mas sem encharcamento, e poda leve para estimular o crescimento. Multiplica-se facilmente por sementes, estacas ou divisão de touceiras.




Muito versátil, fácil de cuidar, com uma beleza vibrante, aroma inebriante e propriedades benéficas, a sálvia vermelha é um presente da natureza, sendo muito apreciada no paisagismo.




Pode ser utilizada em vasos e jardineiras, decorando varandas, sacadas e pátios. É fantástica para criar bordaduras coloridas em canteiros de flores. Plantada em grupos, a sálvia vermelha cria um efeito exuberante e de grande impacto visual.




Fotos: Pessoais


Ler o post completo

08/09/2024

Patinhos do meu caminho




Dos meus passeios por Coimbra e pelo Porto ficam hoje alguns dos meus olhares sobre os ...


Patinhos que encontrei
















Ler o post completo

01/09/2024

Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes)




Conhecendo um pouco mais sobre uma planta intrigante e de beleza inegável, mas que devido à sua rápida proliferação, é fundamental o seu controle para prevenir os impactos negativos em ambientes aquáticos.

Jacinto-de-água (Eichhornia crassipes)



O Jacinto-de-água, cientificamente conhecido como Eichhornia crassipes, é uma planta aquática exótica que pertence à família das Pontederiaceae. Originária de regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, esta planta ganhou destaque não apenas pela sua beleza, mas também pela sua capacidade de se espalhar rapidamente em corpos d'água, formando densas camadas flutuantes.




Possui folhas verdes brilhantes e ovais que flutuam na superfície da água, criando um tapete exuberante. As suas raízes pendem livremente na água, fornecendo suporte à planta e absorvendo nutrientes essenciais do ambiente aquático. Além da sua beleza estética, as suas flores exibem tons vibrantes de azul ou roxo sendo em forma de espiga.




O Jacinto-de-água é notavelmente adaptável e pode prosperar numa ampla gama de condições de água, desde lagos tranquilos até rios de corrente rápida. No entanto, prefere águas calmas e paradas, com abundância de luz solar direta. É uma planta resistente que pode tolerar uma variedade de temperaturas, mas prefere climas tropicais e subtropicais.





Apesar de ser planta ornamental muito apreciada, sendo cultivada em tanques e fontes de jardim e utilizada como elemento de paisagismo em lagos e albufeiras, o jacinto-de-água está incluída na lista das 100 espécies exóticas invasoras mais perigosas do mundo. A sua rápida propagação pode causar problemas em ecossistemas aquáticos, prejudicando a biodiversidade e interferindo nas atividades humanas, como navegação e pesca, sendo muito importante aplicar medidas de controle para limitar a sua disseminação descontrolada.




Fontes: Wikipedia; https://www.cienciaviva.pt/planeta-agua/
Fotos: Pessoais de passeio de barco no rio Tejo, partindo da Aldeia de Escaroupim em Salvaterra de Magos


Ler o post completo
Topo