17/09/2026

Conhecendo a Pega-rabuda (Eurasian magpie)




São aves altamente adaptáveis, inteligentes e fascinantes, desempenhando um papel importante nos ecossistemas onde vivem. As que hoje trago encontrei-as nos meus passeios por Copenhaga.


Conhecendo a Pega-rabuda (Eurasian magpie)






A pega-rabuda é amplamente reconhecida pela sua plumagem contrastante e pela sua cauda longa, mas é a sua capacidade cognitiva que realmente a destaca no reino animal.




Nome Científico: Pica pica

Família: Corvidae (a mesma dos corvos, gaios e gralhas).

Origem e Distribuição: É nativa de grande parte da Eurásia (Europa e Ásia) e do Norte de África. É uma espécie muito comum em Portugal e Espanha.




Características e Hábitos

Aparência: Possui plumagem preta e branca com reflexos metálicos (azuis, verdes ou roxos) nas asas e na cauda. A cauda é proporcionalmente muito comprida em relação ao corpo.

Alimentação (Omnívora): Alimenta-se de quase tudo, desde insetos, sementes e frutos até ovos de outras aves, pequenos roedores e restos de comida humana (lixo).

Comportamento Social: É uma ave sedentária e muito barulhenta. Vive frequentemente em grupos e é conhecida por construir ninhos grandes e complexos, muitas vezes com uma espécie de "telhado" de ramos.

Inteligência: É considerada um dos animais mais inteligentes do mundo. É a única ave (e um dos poucos animais não mamíferos) que conseguiu passar no "teste do espelho", demonstrando consciência de si mesma.






Fotos: Pessoais



9 comentários:

  1. Hello Maria,

    he magpie is also a very beautiful and smart bird. When its plumage is in the sun, beautiful colors appear in its plumage. It's nice that you encountered this one on your trips. Kind regards, Helma

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria
    Gostei de conhecer esta ave tão linda e inteligente.
    O seu nome, Pega-rabuda, faz-lhe justiça.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha.
    Não conhecia.
    Penso que nunca vi nenhuma.
    Julgava eu que a ave mais inteligente , fosse o corvo.
    Estamos sempre aprender, o que é muito bom.
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
  4. Of course, the magpie is a familiar bird to me, too. There are always a few of them in my yard as well. They pester the squirrels.
    A beautiful bird, but with an irritating, cackling laugh.
    Nice pictures!

    ResponderEliminar
  5. Es un pájaro precioso y muy inteligente. Besos.

    ResponderEliminar
  6. Que fofinho este pássaro! É inteligente!
    O nome chama a atenção. Um beijo! :-)

    ResponderEliminar
  7. hij ziet er wel heel tam uit maar wel mooi

    ResponderEliminar
  8. Que graça!
    Adorei as cores bem minimalista, k.

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo