12/04/2016

Welwitschia mirabilis

Welwitschia mirabilis - Uma Planta que é Um fóssil vivo


A Welwitschia mirabilis é uma espécie que só existe no deserto do Namibe, na Namíbia e em Angola. O seu nome foi dado em homenagem ao Dr. Friedrich Welwitsch, que muito contribuiu para o seu conhecimento.


Foto: wikipedia_Hans_Hillewaert


É uma planta rasteira, formada por um caule lenhoso que não cresce, uma enorme raiz aprumada e duas folhas apenas, provenientes dos cotilédones da semente; as folhas, em forma de fita larga, continuam a crescer durante toda a vida da planta, uma vez que possuem meristemas basais. A Welwitschia mirabilis é uma planta dióica, ou seja, os cones masculinos e femininos nascem em plantas diferentes.


Foto: wikipedia_Michael_O'Brien_cones femininos

Foto: wikipedia_Michael_O'Brien cones masculinos


Com o tempo, as folhas podem atingir mais de dois metros de comprimento e tornam-se esfarrapadas nas extremidades.


Foto: wikipedia_Hans+Hillewaer


Apesar do clima em que vive, a Welwitschia consegue absorver a água do orvalho através das folhas. Esta espécie tem ainda uma característica fisiológica em comum com as crassuláceas (as plantas com folhas carnudas ou suculentas, como os cactos): o metabolismo ácido – assim, durante o dia, as folhas mantêm os estomas fechados, para impedir a transpiração, mas à noite elas abrem-se, deixando entrar o dióxido de carbono necessário à fotossíntese.


Foto: wikipedia_Amada44

Foto: wikipedia_Guido+Gerding_XN


É difícil avaliar a idade que estas plantas atingem, mas pensa-se que possam viver mais de 1000 anos. Devido às suas características únicas, incluindo o seu lento crescimento, a Welwitschia é considerada uma espécie ameaçada.

Fontes e Fotos: Wikipedia; photo.net; outros net


Foto: photo.net_By+Dionys+Moser

A natureza é simplesmente surpreendente.



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo