02/11/2016

Grão-de-bico e a Saúde


O cultivo do grão-de-bico foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, sendo originário do Médio Oriente.




Entre 20 e 30% da sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Quase nada de gordura, e nada de colesterol. Alta concentração de ácido fólico, útil na prevenção de doenças cardiovasculares e tratamentos de anemia. Grandes quantidades de amido, fonte de energia para todo o organismo. Se for consumido com frequência, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.




Benefícios do grão-de-bico para a saúde

Altamente nutritivo
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.
Ajuda a evitar a osteoporose
Tendo na sua composição fósforo em quantidades generosas, à semelhança do cálcio, protege os dentes e os ossos, evitando a osteoporose que afecta 27 em cada 100 mulheres.
Previne doenças cardiovasculares
Ele possui Omega 3 e 6, o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, Vitamina B, que conserva as células sanguíneas, e demais nutrientes que irão trazer inúmeros benefícios ao nosso coração.




Sangue
Fornece óptimas quantidades de ferro. Ferro que dá saúde aos glóbulos vermelhos do sangue, para transportarem o oxigênio do organismo para os tecidos.
Para diabéticos e anémicos
Este grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.
Pele
Contendo magnésio, vai actuar sobre os malefícios dos radicais livres, conseguindo travar os efeitos do envelhecimento da pele ou o aparecimento de doenças como a arteriosclerose.


Tensão arterial
Rico em potássio, ajuda a controlar a tensão arterial, contracção muscular e o equilíbrio do corpo.
Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.
Regula o intestino
Sendo rico em fibras, ele vai ajudar a regular os intestinos.
Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma óptima fonte de bem-estar e redução do stress) um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor que activa os centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar. A seretonina também mantém a confiança e a segurança em funcionamento.
Cuidados
- O excesso de consumo pode causar problemas como flatulência, ou irritabilidade intestinal.
- É desaconselhado para pessoas com distúrbios gastrointestinais, nomeadamente a acumulação de gases, devido à produção adicional de gases durante a fermentação da casca no intestino. Nestes casos, deverá remover a casca das leguminosas depois de cozidas. Pode também optar pelo puré, mas neste caso perde-se grande parte da fibra devido à quebra da sua estrutura.




Está comprovado o potencial do grão-de-bico para a saúde, por isso devemos aproveitar então e fazer deliciosas receitas com esta leguminosa fantástica, a sopa pode ser uma solução prática e saborosa para incluir este ingrediente na nossa alimentação.



Fonte: PortaldaSaude; artigo de Helena Cid (Nutricionista) ; artigo de Maria Esther Fonseca, saudenanet, outros.
Fotos: Net

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo