08/08/2017

Calau-rinoceronte




O calau-rinoceronte é uma espécie de ave coraciiforme da família Bucerotidae. Encontra-se em climas baixos e montanos, tropicais e subtropicais e em florestas tropicais de montanha até 1.400 metros de altitude em Bornéu, Sumatra, Java, Península Malaia, Cingapura e Tailândia do Sul.

É um dos maiores calaus existentes, sendo superado, em tamanho, apenas pelo calau bicorno. São aproximadamente do tamanho de um cisne, um adulto pesa entre 2 e 3 quilos. Não há dimorfismo sexual evidente, mas os machos têm a íris do olho de cor vermelha, e as fêmeas, branca. 


Foto: Pinterest


Encontra-se em climas baixos e montanos, tropicais e subtropicais e em florestas tropicais de montanha até 1.400 metros de altitude em Bornéu, Sumatra, Java, Península Malaia, Cingapura e Tailândia do Sul. As populações têm ido reduzindo-se progressivamente, à medida em que se destrói seu hábitat por incêndios e desmatamentos.


Fazem os seus ninhos dentro dos troncos de árvore, e a fêmea permanece dentro com os ovos e com os pintainhos, e o macho traz o alimento. Depois de os ovos serem colocados, o macho apanha lama, e o par empacota essa lama, junto com o alimento e as fezes, para emparelhar acima a entrada à cavidade da árvore. Eles deixam um buraco muito pequeno, apenas grande o suficiente para o macho poder alimentar a fêmea, e mais tarde os pintos, e para a fêmea poder defecar através do buraco. Quando os pintainhos estão totalmente emplumados e com idade suficiente para deixar o ninho, os pais afastam a lama seca para deixar os filhotes saírem para fora. 


Foto: Pinterest


Como a maioria dos calaus, alimenta-se principalmente de frutas, bagas e sementes, também capturando insetos e pequenos vertebrados, sendo que, ocasionalmente, pode chegar a saquear ninhos de outras espécies.

É o pássaro-símbolo do estado de Sarawak, na Malásia


Foto: www.wallpapers13.com


Texto: Wikipedia
Fotos: wikipedia; www.wallpapers13.com; Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo