21/01/2019

Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Encontrei-a num dos meus passeios:

Poupa-eurasiática



Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Ordem: Bucerotiforme
Família: Upupidae


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Um pardalito também andava por ali e fazia-lhe companhia na hora da refeição...


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


A distribuição geográfica das poupas é bastante vasta, sendo o seu habitat preferencial a savana africana e zonas de vegetação rasteira na Europa e Ásia. É relativamente comum em zonas agrícolas.

A poupa-eurasiática possui cerca de 27 cm de comprimento, a sua plumagem é acastanhada, sendo as asas e a cauda pintalgadas de negro e branco. A poupa pontiaguda que lhe dá o nome, é alaranjada, com extremidades negras, por vezes ela abre-a em leque. O bico é longo e recurvado e as patas são acinzentadas e curtas. O seu canto é um característico hoop-hoop-hoop que pode ser repetido ao longo de vários minutos.


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Alimenta-se de larvas, vermes e pequenos lagartos. Embora prefira alimentar-se no solo, é também capaz de caçar insectos em voo.

A época de reprodução decorre entre Agosto e Outubro, dependendo da distribuição geográfica. Cada postura contém 2 a 6 ovos de cor azul-esverdeada. Os juvenis chocam ao fim de cerca de 17 dias de incubação, da responsabilidade exclusiva da fêmea, e permanecem no ninho durante cerca de um mês, recebendo os cuidados parentais de ambos os progenitores.


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


A principal característica dos ninhos das poupas, construídos em cavidades de árvore, é talvez o seu cheiro fétido, extremamente desagradável. O mau cheiro não se deve a falta de higiene no ninho, pois é sabido que a fêmea o limpa cuidadosamente de todos os detritos, mas representa uma estratégia contra predadores. A fêmea e os juvenis desta espécie possuem uma glândula uropigial, capaz de segregar o líquido responsável pelo mau cheiro, que é expelido em caso de ameaça.

O estado de conservação da poupa é seguro, mas a espécie encontra-se em regressão na Europa. No último século desapareceu da Suécia, Holanda, Bélgica e grande parte da Alemanha, sobretudo devido à alteração das práticas agrícolas e à introdução do uso de insecticidas.


Poupa-eurasiática (Upupa epops)


Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

1 comentário:

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo