quinta-feira, 9 de abril de 2020

O espectacular Macaco-aranha-da-colômbia




 Hoje vamos conhecer um pouco mais  sobre o:

Macaco-aranha-da-colômbia




Nome Trinomial: Ateles fusciceps rufiventris
Ordem: Primates
Família: Atelidae




Macaco-aranha ou coatá é uma denominação comum a várias espécies de primatas do gênero Ateles e família Atelidae. A designação "Cuatá" é oriunda do tupi kua'tá. "Macaco-aranha" é uma referência aos seus membros e à sua cauda preensil, que são muito longos e finos, semelhantes às patas das aranhas. O macaco-aranha-da-colômbia é uma subespécie de Ateles fusciceps e é encontrado na Colômbia e no Panamá.




São os maiores primatas da America, o adulto tem entre 42 cm e 66 cm de comprimento, com uma cauda de até 88 cm e pesando até 11 kg. Os membros são longos e esguios, assim como a cauda, que é preênsil, o que é característico do género e que lhe conferiu o nome popular de macaco-aranha.
A sua vocalização varia em 12 sons emitidos de forma e frequências diferentes para passar informações diferenciadas ao grupo.






São primatas predominantemente frugívoros com cerca de 90% da dieta constituindo de frutos, sementes e folhas. A composição da dieta é diretamente proporcional à quantidade de frutos que ocorrem no ambiente, sendo que ao haver uma escassez desse item alimentar, os macacos passam a comer brotos de folhas jovens.




Formam grandes grupos, com até 30 indivíduos, mas com uma dinâmica de fusão-fissão, com a formação de subgrupos de forrageamento. Os grupos caracterizam-se por uma alta dispersão das fêmeas, que acaba culminando na formação de coalizões entre os machos, que se reflete num baixo índice de competição entre eles e por consequência, um baixo dimorfismo sexual. Não existe uma hierarquia linear muito clara entre os machos, que se evidencia pela ausência de um macho alfa.




As fêmeas parem um filhote de cada vez, raramente gémeos, depois de uma gestação de 226 a 232 dias e o intervalo entre uma gestação e outra é de até 50 meses em animais no estado selvagem. A unidade social mais coesa no macaco-aranha é a que se mantém entre mãe e filhote até o momento em que atinge a maturidade que pode demorar até 14 meses para ser atingida.




Devido à desflorestação, à fragmentação do seu habitat, à baixa taxa de reprodução e à caça, está considerado pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) como "criticamente em perigo".




Texto explicativo: Wikipedia, www.zoo.pt
Fotos: Pessoais - Visita ao Jardim Zoológico de Lisboa

12 comentários:

  1. É um animal com muita personalidade. Gosto dos macacos. Até dizem que somos seus descendentes. Será que somos mesmo? Não acredito nessa teoria.

    Uma Páscoa feliz

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria.

    Beautiful pictures Maria, of this beautiful and fun monkey species.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite tudo bem? Procuro novos seguidores para o meu blog. Posso te seguir também. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    Se você me seguir manda o link para o meu blog que eu te sigo de volta.

    ResponderEliminar
  4. They are so beautiful !
    Fantastic photos !
    Happy Easter !

    ResponderEliminar
  5. Hi Maria,
    Great show of images of these monkeys!
    So sad that they have a difficult live in the Wild!
    Greetings,
    Maria

    ResponderEliminar
  6. What beautiful pictures of this monkey.
    I enjoyed it.
    Beautiful Easter Monday.
    Best regards Irma

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria!
    Que redacção fotográfica tão bela.
    Noite abençoada.
    Beijinhos floridos.
    Megy Maia🌈

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria. Espero que tu e familia estejam bem! Eu amo tanto os macacos.Tenha uma boa noite! 🌈

    ResponderEliminar
  9. Hello Maria,
    they are not only very nice photos but it is also a very nice and interesting written article :-) So I learn something and see the photos right away. Very nicely photographed and also beautifully clear.
    Stay safe and healthy.
    A big hug and kiss.

    ResponderEliminar

Topo