10/02/2024

ūüĆľ SPIREAS - "Vanhouttei"




Olhares da primavera passada, para alegrar o inverno

As lindas e delicadas flores das Spireas

 





Florescem todos os anos nos jardins perto da minha casa. A Spirea, tamb√©m designada por Spiraea, √© um g√©nero de cerca de 80 a 100 esp√©cies de arbustos da fam√≠lia Rosaceae. S√£o nativas do Hemisf√©rio Norte temperado, existindo uma maior diversidade no leste da √Āsia.





São arbustos resistentes e de folhas decíduas. As folhas são simples e geralmente curtas, e estão dispostas de forma alternada e em espiral. Na maioria das espécies, as folhas são lanceoladas (estreitamente ovais) e têm cerca de 2,5 a 10 centímetros de comprimento. As margens das folhas são geralmente dentadas, ocasionalmente cortadas ou lobadas e raramente lisas.





As suas pequenas flores estão agrupadas em inflorescências, geralmente em panículas densas, corimbas em forma de guarda-chuva ou cachos em forma de uva. As flores têm cinco sépalas e cinco pétalas, podendo ser brancas, rosa ou avermelhadas. Cada flor possui muitos estames (15 a 60).








Muitas espécies de Spiraea são usadas como plantas ornamentais em climas temperados, principalmente pelos seus cachos vistosos de lindas flores bem densas.







5 coment√°rios:

  1. Hi Maria.

    Beautiful shrub with very beautiful flowers.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  2. Que lindo arbusto com lindas flores! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bel√≠ssimas fotos. Penso que ser√£o as flores que conhe√ßo pelo nome comum "aleluias" ou "pascoinhas" e que t√™m um perfume doce que me faz sempre lembrar a p√°scoa da minha inf√Ęncia.

    Beijinhos, amiga Maria, e tudo de bom!

    ResponderEliminar

“A natureza √© o √ļnico livro que oferece um conte√ļdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo