Conhecendo um pouco mais sobre um interessante arbusto de lindas e aromáticas flores ...
Madressilva Japonesa - Lonicera japonica
A Madressilva Japonesa tem como nome cientifico Lonicera japónica, pertence à família Caprifoliaceae e faz parte do género Lonicera, sendo o género constituído por aproximadamente 840 espécies. A espécie Lonicera japonica é originária da China, Coreia e Japão.
São arbusto ou trepadeiras muito vigorosas, semi-lenhosas, podendo chegar até 10 metros de altura. Tem folhas persistentes, opostas, elípticas, oblongas ou lanceoladas, ovaladas, simples, com 3 a 8 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Tem um florescimento abundante, as suas delicadas flores são muito perfumadas, nascem de cor branca e ao envelhecerem ficam de cor amarela. São muito apreciadas pelos insetos, incluindo abelhas e borboletas.
A fruta é uma baga, globosa, azul escura, de 5 a 8 mm de diâmetro, contendo numerosas sementes.
É uma planta fácil de cultivar, gosta de sol pleno tolerando também a meia sombra, solo fértil, regas regulares sem encharcar. Podar esporadicamente no inverno. Pode ser cultivada por sementes, estacas ou camadas, espalha-se também por meio de brotos se tiver espaço suficiente para crescer.
A flor tem um alto valor medicinal na medicina chinesa tradicional. Tem propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.
É uma planta muito utilizada no paisagismo devido à beleza e fragância das suas flores. Podem ser cultivadas isoladamente como arbusto, ou revestindo muros, pérgolas, treliças e caramanchões. Em alguns países é considerada invasiva.
É uma planta muito utilizada no paisagismo devido à beleza e fragância das suas flores. Podem ser cultivadas isoladamente como arbusto, ou revestindo muros, pérgolas, treliças e caramanchões. Em alguns países é considerada invasiva.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Olá, querida amiga Maria!
ResponderEliminarAs madressilvas são delicadas, emitem fragilidade, mas são belas.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho
Olá maria . Conheço apenas de nome essa bela flor tão bem descrita aqui. Parecem-me belas e perfumadas e abrigam bem os lagartos como vi na foto . Eu tb amo observar a natureza e aprender sobre suas variedades . Abraços .
ResponderEliminarHi Maria.
ResponderEliminarThere are beautiful flowers on it.
Greetings from Patricia.
Maria, o perfume da flor de madressilva é um dos aromas que me lembro da minha infância. Quase não há mais por aqui, lembro-me que cobriram as cercas a caminho da escola.
ResponderEliminarBeijinhos
Quando andavamos na escola sugavamos o nectar e chamavamos à planta sugamelos :) Bjs
ResponderEliminarAs suas flores são muito belas e o seu perfume é agardavelmente inebriante.
ResponderEliminarAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
Kuusamat ovat kauniita. Pidän niistä, mutta tätä esittelemääsi en tunne.
ResponderEliminarLindas, perfumadas e medicinais!
ResponderEliminarBeijos nas bochechas! :)