quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Plantas Carnívoras




Plantas carnívoras são espécies de vegetais, com a habilidade de atrair, capturar, matar e digerir, pequenos animais, incluindo insetos (as principais presas), aracnídeos e até mesmo anfíbios, répteis e aves.

Habitam geralmente solos pobres, encharcados e ácidos (baixo pH) com pouca quantidade de nitratos, que são fundamentais para síntese de clorofila, dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais. Charles Darwin escreveu plantas insetívoras, o primeiro tratado conhecido sobre plantas carnívoras, em 1875.


Foto: wikipedia_Andreas+Eils


Existe mais de 500 espécies de plantas carnívoras distribuídas no mundo todo com excepção da Antártida. São encontradas em diversas regiões desde áreas quentes e florestas tropicais húmidas, e até mesmo em locais inóspitos como o Alasca, Escandinávia, deserto australiano e nas tundras gélidas da Sibéria.


Foto: wikipedia_NoahElhardt


Existem quatro famílias principais de plantas carnívoras: Nepenthaceae, Sarraceniaceae, Droseraceae e Lentibulariaceae. São extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

Vamos conhecer algumas destas incríveis plantas!

Nepenthes lowii
É uma planta tropical em forma de jarro endêmica de Bornéu. A Nepenthes lowii foi descoberta em março 1851 pelo naturalista Hugh Low durante a sua primeira subida do Monte Kinabalu.


Foto: wikipedia_Jeremiahs


Darlingtonia_californica
Darlingtonia californica, também chamada de planta de jarro da Califórnia, lírio cobra, ou planta cobra, é uma espécie de planta carnívora, o único membro do gênero Darlingtonia na familia Sarraceniaceae. É nativa do norte da Califórnia e Oregon, crescendo nos pântanos eonde existe água corrente fria. O nome "lírio cobra" decorre da semelhança de suas folhas tubulares com uma cobra em elevação, com uma folha bifurcada que se assemelha às presas ou língua de uma serpente. A planta foi descoberta em 1841 pelo botânico William D. Brackenridge no Monte Shasta. Em 1853 foi descrita por John Torrey, que nomeou o gênero Darlingtonia após a Filadélfia botânico William Darlington (1782-1863).


Foto: Wikipedia_ Noah Elhardt

A Nepenthes attenboroughii
É uma espécie de planta carnívora que mede até 1,5 m de altura, descoberta na região central das Filipinas. está entre as maiores plantas carnívoras conhecidas e produz armadilhas espetaculares, capazes de aprisionar não apenas insetos, mas também roedores do tamanho de ratos.


Foto: wikipediA_Dr.Alastair+Robinson


Drosera capensis
É uma pequena espécie carnívora em roseta de formação de perene, nativa do Cabo na África do Sul.


Foto: wikipedia_Noah


Venus flytrap
Esta planta carnívora é encontrada em ambientes pobres de azoto e fósforo, como pântanos e savanas molhadas. De pequena estatura e crescimento lento, a planta carnívora tolera bem o fogo, e depende de queimadas periódicas para suprimir a sua concorrência.


Foto: Wikipedia_Noah Elhardt

Red terrestrial Pitcher Plants
Em botânica, o nome dado às plantas, em que as folhas são em forma de jarro. A planta geralmente entendida por este nome é Nepenthes, um gênero que contém cerca de sessenta espécies. São nativas da Ásia tropical, Austrália e do norte (uma só) de Madagascar. São plantas arbustivas que escalam sobre a vegetação circundante.


Foto: Pinterest

Fontes e Fotos: Wikipedia; Pinterest;  http://www.carnivorousplants.org/; outros net.

13 comentários:

  1. A Natureza é mesmo bela!! Obrigada pela partilha!
    ~~
    Quero sentir que pertenço à liberdade.
    -
    Beijo e uma noite feliz!

    ResponderEliminar
  2. Hi Maria.

    Sounds scary, but they are beautiful plants.

    Greetings from Patricia.

    ResponderEliminar
  3. Uau! Elas são bem vistosas de formas e cores bem atraentes e exóticas, deve ser justamente pra atrair as presas! Nunca vi uma, só nas suas fotos. Beijos nas bochechas! 😘😘

    ResponderEliminar
  4. Interesting plants as well as being beautiful.
    Have a good weekend and stay safe, Diane

    ResponderEliminar
  5. Hello, Maria

    The plats are so unique and beautiful. Your photos are amazing. Great post. Have a happy weekend!

    ResponderEliminar
  6. A natureza é linda,
    e essas plantas são muito bonitas.

    ResponderEliminar
  7. Absolutely Mesmerizing Photos - We Live On Such A Magical Planet - Happy December

    Cheers

    ResponderEliminar
  8. Wow!
    how beautiful this is! I love carnivorous plants, but you have geophotographed beautiful specimens and presented them beautifully. My compliments.
    Everything still good with you ???
    Stay safe hey.
    Big hug and kiss,
    Helma

    ResponderEliminar
  9. What a beautiful pictures and plants!
    If you want to see more photos of birds, I share you my blog.

    https://avesdecordobayargentina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Hi Maria,
    This families of plants are absolutely fascinating. I have seen some them in Malaysia, others in the Netherlands (Drosera). Both very different from each other but extremely interesting because of the way they assure themselves of necessary nutrients. Beautifully photographed!
    Greetings, Kees

    ResponderEliminar
  11. Nunca vi essas plantas. Linda e ao mesmo tempo maravilhosa.

    ResponderEliminar

Topo