30/10/2021

🌳 Particularidades da longevidade - Oliveiras




A sua enorme longevidade as vai moldando e o seu tronco ao longo dos tempos, vai tomando formas curiosas. Uma perspectiva diferente de admirar e observar as:


Oliveiras





A oliveira é uma árvore da família das oleáceas, tem como nome científico Olea europaea L. e é nativa da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do Irão no extremo sul do mar Cáspio. Esta árvore necessita de muito tempo para crescer mas, no entanto, pode viver milhares de anos.




É uma planta de folha persistente, o que significa que nunca perde totalmente as suas folhas, as mais velhas vão caindo ao longo do ano. As folhas são pequenas, simples e luzidias de cor verde acinzentado na frente e de um cinzento prateado e brilhante da parte detrás trás. São estreitas, pontiagudas e simples.





As raízes poderosas e compridas da Oliveira, podem chegar a uma profundidade de seis metros, o que lhe permite com grande facilidade absorver água e nutrientes.





Esta árvore mediterrênica tem o tronco retorcido e a sua madeira de crescimento lento é bastante rija, com anéis cinzento-esverdeados e curtos. As oliveiras selvagens são mais baixas que as plantadas. As plantadas em olivais são podadas para se manterem pequenas de forma a que a colheita das azeitonas seja facilitada.




Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o princípio de Junho e em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores podendo estas serem de cor branca ou amarela. O seu fruto é a azeitona, sendo a sua cor verde antes de estar madura, tornando-se depois de madura preta ou violeta-acastanhada. As azeitonas não são comestíveis no seu estado natural por terem um sabor muito amargo, têm de ser préviamente tratadas antes de serem consumidas. Também são utilizadas para a produção de azeite.




Fotos: Pessoais
Texto explicativo: Wikipedia e outros sites net

Ler o post completo

23/10/2021

Os coloridos vermes marinhos - Turbelários




Os turbelários (classe Turbellaria) são vermes platelmintos de vida livre, que exibem geralmente cores vistosas e surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos.


Foto: Wikipedia_Jens Petersen

Foto: Wikipedia_Parent Géry


São animais não-segmentados, de corpo mole e achatado, com sistema nervoso centralizado, sistema digestivo incompleto, sistema circulatorio e respiratório ausente e de simetria bilateral, ou seja, o seu lado esquerdo e direito espelham-se como imagens invertidas um do outro. Uma vasta maioria dos turbelários é hermafrodita, produzindo células reprodutivas femininas e masculinas, e fertiliza os ovos internamente por copulação. Algumas das espécies aquáticas de maiores dimensões acasalam por esgrima peniana, um duelo em que cada um dos animais tenta fecundar o outro, cabendo ao perdedor adoptar o papel de fêmea e desenvolver os ovos.


Foto: Wikipedia_Erics

Foto: Wikipedia_Stephen Childs

Foto: Paddy Ryan


Os platelmintos marinhos de vida livre, pertencem ao filo de invertebrados Platyhelminthes que compreende cerca de 15.000 espécies, à classe Turbellaria, que comporta à volta de 3 mil espécies e à ordem Polycladida.


Foto: www.Biologo.com

Foto: Wikipedia_Silkebaron


Fontes e Fotos: Wikipedia; www.biologo.com.

Ler o post completo

16/10/2021

Apreciando o Outono





Olhares de ...

OUTONO









"Outono é outra primavera, cada folha uma flor." Albert Camus

Ler o post completo

09/10/2021

O nosso cãozinho CUKI na Praia




Hoje ficam aqui alguns olhares das últimas férias de praia do nosso ...

cãozinho Cuki






Embora gostássemos de o levar até à praia sempre que lá vamos, isso não é possível, pois ele é muito assustadiço e na altura do verão, com muitas pessoas a passear por lá, torna-se dificil e stressante sair com ele à rua.







Assim, ele só vai connosco fora da altura do verão, fica sempre tão feliz quando vai até à praia. Adora correr pela areia e avança sem medo para as ondas. Só o levamos de manhã bem cedinho, por volta das 7 horas, quando ainda não está ninguém. A praia é toda para nós e para ele, essas são as suas férias de praia.







É sempre um prazer levar o Cuki até à praia.




Ler o post completo

02/10/2021

Jarros (Calla lily) - Zantedeschia aethiopica




Os jarros ou copos-de-leite são plantas perenes, lindas e ornamentais. São originárias da África do Sul e têm como nome cientifico Zantedeschia aethiopica. Têm folhas vistosas e grandes mas destacam-se principalmente pelas suas flores bem grandes em forma de sino, que podem ser de várias cores, como roxo, amarelo, laranja, rosa ou preto, sendo no entanto a cor mais comum, o branco.

Já falei sobre elas anteriormente (AQUI), hoje trago mais alguns dos meus "olhares".

Jarros (Calla lily) - Zantedeschia aethiopica 















Ler o post completo
Topo