03/02/2018

Jarros




Lindas, graciosas e elegantes são conhecidas pelos nomes comuns de Copo-de-leite, Cala-branca, Lírio-do-Nilo e Jarro. Simboliza a paz, pureza, tranquilidade e simplicidade.



Pertencem à família Araceae e têm como nome científico é Zantedeschia aethiopica. São plantas herbáceas e rizomatosas, que alcançam de 1 a 2,5 metros de altura, com folhas de 15 a 45 cm de comprimento. Formam rizomas rastejantes ou tubérculos como órgãos de reserva. Algumas espécies são perenes, mas outras perdem a folhagem durante as estações do ano desfavoráveis. A folhagem, em contraste com muitos outros géneros de monocotiledóneas, é erecta. As lâminas foliares são verde brilhante e muitas vezes em forma de seta.




As suas flores podem ser de coloração branca, amarela ou rosada. A inflorescência segue a forma típica das Araceae, constituída por um longo escapo floral simples, desprovido de folhas, encimado por uma inflorescência em espádice rodeada por uma única bráctea, designada por espata, formada por uma folha muito modificada. A espata é grande e pontiaguda, de coloração branca ou amarela, raramente também avermelhada, mas entre as variedades seleccionadas para cultivo existem cultivares com variada coloração e morfologia. É uma planta tóxica, devido à presença de oxalato de cálcio.




A etimologia do nome genérico Zantedeschia, é uma homenagem feita pelo botânico alemão Kurt Sprengel, ao médico e botânico italiano Giovanni Zantedeschi (1773–1846).



Através da sua forma de especial de inflorescência, que se assemelha a um cálice, foi considerada pelos gregos e romanos como ligada à festa e à alegria.




É originária da África do Sul, sendo comum em lugares com abundância de água. Forma grandes extensões nos deltas dos rios, nas margens de lagos e em outros lugares abundantes em água. É usada como planta ornamental em jardinagem e paisagismo em outras zonas de clima temperado, devido às suas flores grandes e à facilidade com que se cultiva.






Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo