sábado, 24 de fevereiro de 2018

Puya


 


A Puya é uma planta que pode atinge uma altura de quatro metros, alcançando os doze metros quando produz o seu pendão floral ou inflorescência. Cada planta produz, uma única vez em sua vida, aproximadamente 8000 flores, contendo seis milhões de sementes.
Do género da família botânica Bromeliaceae esta panta tem cerca de 200 espécies diferentes.




São nativas da Cordilheira dos Andes da América do Sul e América Central. O nome "Puya" é originária do idioma Mapuche (Chile) que significa "cabo".




Muitas das espécie são monocárpicas, ou seja, morrem após a floração e produção de sementes.




A Puya raimondii é a maior espécie de bromélia conhecida. É endêmica do Peru, Bolívia e do norte do Chile. Cresce em altitudes situadas entre 3200 e 4800 metros acima do nível do mar, particularmente em locais ensolarados e bem irrigados. O epíteto raimondii homenageia o naturalista italiano Antonio Raimondi (1824–1890).




✿ Puya berteroniana
As suas flores são surpreendentes de cor esmeralda, e com brilhantes anteras laranja, que contrastam lindamente com as pétalas. A planta forma uma roseta de folhas verde-prateado cerca de 3 metros de comprimento. As folhas são espinhosa mas as suas flores são suaves como seda.


 

✿ Puya dyckioides É nativa da Bolivia, as suas flores têm uma combinação de cores deslumbrante.




As suas folhas formam uma bela roseta delgada que pode chegar a 90 cm em tamanho onde 60 cm são cobertos de flores.




As flores começam num belo tom rosa flamingo que lentamente ao amadurecerem passam para um tom  avermelhado e brilhante.




✿ Puya coerulea Esta magnífica planta, vem da região de Valparaíso do Chile.




À semelhança das outras puyas as suas folhas têm espinhos. A Puya demora 4 ou 5 anos para atingir o tamanho de floração.




As flores azuis com antenas laranja surgem de uma haste de tons rosa.


 

✿ Puya alpestris
Nativa dos Andes Chilenos o seu caule florido pode chegar até 1,5 metros de altura, e possue flores com um impressionante azul-turquesa metálico, contrastado com o alaranjado vivo dos estames.




✿ Puya chilensis
É proveniente das encostas áridas do Chile, faz grandes rosetas densas de verde-cinza, tendo as folhas afiadas com espinhos em forma de gancho. As flores verde-amarelas nascem em picos que podem ir até 2 m de altura. O crescimento é lento e as plantas podem levar vinte anos ou mais para florescer.




Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.thjardins.com.br/; http://www.reinoplantae.com/; http://www.strangewonderfulthings.com/; outros.


 
"A terra sorri nas flores." (E. E. Cummings)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo