Apreciando e conhecendo um pouco melhor as lindas ...
Joaninhas
As Joaninhas são insetos lindos, muito populares e coloridos que desempenham um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. Pertencem à ordem Coleóptera e à família Coccinellidae.
O nome científico desta espécie é Coccinela e provém do étimo latino coccĭnus, que significa "escarlate", em alusão à coloração vermelha-viva de muitas das espécies desta família. Existem mais de 5.000 espécies, o que engloba uma grande diversidade de cores e com vários tipos de padrões e até mesmo sem eles.
Possuem um corpo geralmente arredondado ou semiesférico, medem entre 6 mm a 10 mm de comprimento, têm cabeça pequena e antenas curtas, 6 patas e asas membranosas bem desenvolvidas e protegidas por uma carapaça quitinosa (chamada élitro), que geralmente apresenta cores vistosas (vermelho, verde, amarelo, entre outras cores). É um insecto diurno e são geralmente solitárias, mas têm o hábito de hibernarem todas juntas para se protegerem do frio.
São organismos dioicos, ou seja, existem fêmeas e machos, que são morfologicamente diferentes. A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano, sendo que em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 150 a mais de 200 ovos por postura. Os ovos são amarelos e são colocados em pequenos grupos, em plantas onde existam afídeos (pulgões das plantas), pois será esse o alimento das larvas e dos adultos de joaninha. O ciclo de vida das joaninhas depende muito de cada espécie e da sua dieta.
A maioria das espécies desta família são predadoras, no entanto também existem algumas que comem folhas, pólen, mel ou até fungos. As espécies predadoras alimentam-se de afídios, moscas da fruta, cochonilhas, ácaros e outros tipos de invertebrados, a maior parte dos quais é nociva para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas destacam-se por serem benéficas para os agricultores, influindo de forma direta no ecossistema.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais