13/05/2023

Alecrim uma Planta Aromática maravilhosa




Sabendo um pouco mais sobre uma interessante planta aromática


O Alecrim



O Alecrim, (Rosmarinus officinalis), é uma planta arbustiva aromática que pode atingir até 1,5 metro de altura. Nativa da região mediterrânica, é cultivada em quase todos os países de clima temperado. Pertence à família Lamiaceae e é conhecida em praticamente todo o mundo.




A sua origem remonta às praias do Mediterrâneo (o nome rosmarinus vem do latino que significa "o orvalho que vem do mar", devido ao cheiro das flores vegetando à beira mar). A sua flor é muita apreciada pelas borboletas e abelhas que produzem um mel de extrema qualidade. O Alecrim foi utilizado por farmacêuticos desde a antiguidade.




Os gregos e os romanos tinham o alecrim com grande estima. Esta planta não faltava em nenhum jardim medicinal no séc. XVI, sendo utilizado em cosmética e, queimado, era usado como incenso para purificar o ar. O seu cultivo era vulgar nos mosteiros da Europa desde a idade média. Em muitas regiões de Portugal substitui a palma e a oliveira na festa religiosa do Dia de Ramos.




É um arbusto perene muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentado enquanto a superior é verde brilhante. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul, violeta ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins.




Cultivo
O alecrim desenvolve-se bem em solos leves e bem drenados, mas o essencial para o seu desenvolvimento é receber sol directo numa boa parte do dia. As regas devem ser escassas, sem encharcamento e, para garantir a sua floração, recomenda-se abrigar a planta contra ventos fortes.




Propagação
A sua propagação é muito fácil por cortes, colocar as estaca ou pontas dos ramos num copo com água e depois plantar num vaso ou terra adubada. Por sementes levam mais tempo para germinar e frequentemente produzem plantas que muitas vezes tem um desenvolvimento menos razoável. Através de estacas, as plantas são sempre idênticas à planta matriz. A melhor época do ano para produzir estacas é no final do outono e início do inverno.




Como planta ornamental
Faz lindas sebes desde que podadas regularmente, tal como a maioria das aromáticas, beneficia as outras plantas do jardim e da horta. Floresce quase todo o ano e não necessita de cuidados especiais nos jardins. Toda a planta exala um cheiro aromático forte e agradável.




Além da utilização como planta ornamental o alecrim é hoje vulgarmente utilizado culinariamente, e também como componente de chás e medicamentos da medicina alternativa ou complementar.






Dica para secagem: amarrar pequenos maços de alecrim e pendurar com ramos para baixo, em local com sombra e arejado.




Fontes explicativas: https://www.portalsaofrancisco.com.br/; https://cultivosdacaseiro.pt/; Wikipédia;
Fotos: Pessoais

9 comentários:

  1. Olá, querida amiga Maria!
    Alecrim é alegria no lar.
    Gosto muito e num final do ano, ganhei muitos ramos na encomenda do horto fruit como brinde. Gostei muito.
    Seu post está perfumado.
    Tenha um abençoado final de semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O cheiro é delicioso mesmo, mas como é frágil para cuidar. Comigo nunca deu certo. Bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. É de facto uma planta maravilhosa! Bjs

    ResponderEliminar
  4. O Alecrim é uma planta que existe aqui na minha serra com fartura! Adoro um bom chá de alecrim... :)

    Atenciosamente,
    Cantinho dos Poemas de Criança 👦.

    ResponderEliminar
  5. Aqui na minha cidade tem um bairro com o nome desta planta:Alecrim. Quando meus pais eram vivos moramos muitos anos neste bairro. Usamos na culinária.
    Boa semana! :)

    ResponderEliminar
  6. Kiitos, että esittelit rosmariinin. En ole koskaan nähnyt yrttiä kukkivana. Tykkään tuoksusta enemmän kuin mausta.

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria, espero que esteja tudo bem consigo.
    Adoro alecrim, tenho um grande em casa e o cheirinho é delicioso!
    Desejo-lhe um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adoro o cheiro do alecrim!
    Um doce sorriso!
    😍💔😍Megy Maia

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo