27/05/2023

As lindas e coloridas Joaninhas




Apreciando e conhecendo um pouco melhor as lindas ...

Joaninhas


As Joaninhas são insetos lindos, muito populares e coloridos que desempenham um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. Pertencem à ordem Coleóptera e à família Coccinellidae.




O nome científico desta espécie é Coccinela e provém do étimo latino coccĭnus, que significa "escarlate", em alusão à coloração vermelha-viva de muitas das espécies desta família. Existem mais de 5.000 espécies, o que engloba uma grande diversidade de cores e com vários tipos de padrões e até mesmo sem eles.





Possuem um corpo geralmente arredondado ou semiesférico, medem entre 6 mm a 10 mm de comprimento, têm cabeça pequena e antenas curtas, 6 patas e asas membranosas bem desenvolvidas e protegidas por uma carapaça quitinosa (chamada élitro), que geralmente apresenta cores vistosas (vermelho, verde, amarelo, entre outras cores). É um insecto diurno e são geralmente solitárias, mas têm o hábito de hibernarem todas juntas para se protegerem do frio.




São organismos dioicos, ou seja, existem fêmeas e machos, que são morfologicamente diferentes. A fecundação é interna e pode ocorrer diversas vezes ao ano, sendo que em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 150 a mais de 200 ovos por postura. Os ovos são amarelos e são colocados em pequenos grupos, em plantas onde existam afídeos (pulgões das plantas), pois será esse o alimento das larvas e dos adultos de joaninha. O ciclo de vida das joaninhas depende muito de cada espécie e da sua dieta. 





A maioria das espécies desta família são predadoras, no entanto também existem algumas que comem folhas, pólen, mel ou até fungos. As espécies predadoras alimentam-se de afídios, moscas da fruta, cochonilhas, ácaros e outros tipos de invertebrados, a maior parte dos quais é nociva para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas destacam-se por serem benéficas para os agricultores, influindo de forma direta no ecossistema.




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

10 comentários:

  1. Bom sábado de paz,, querida amiga Maria!
    Elas são tão graciosas, delicadas e uma raridade.
    Suas explicações nos dão a conhecer suas particularidades.
    Gosto dos bichinhos raros como as joaninhas.
    Partilha lindíssima!
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Joaninhas são lindas e delicadas demais. Além de importantes pro ciclo da natureza. bjs e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. As joaninhas são dos poucos insectos que são lindos :) E elas sáo mesmo lindas! Bjs

    ResponderEliminar
  4. María, Caso você não saiba eu te digo que: Eles são usados para colorir alguns alimentos já que é um dos corantes mais utilizados na indústria alimentícia que é o carmim, e, como você deve estar imaginando, esse corante é feito com insetos esmagados. O inseto usado para fazer esse corante – que dá aos alimentos uma tonalidade avermelhada – é chamado de cochonilha. É nativa da América Latina e vive em cactos.

    ResponderEliminar
  5. Personalmente me encantan. Un buen artículo hacia esas hermosas margaritas, las grandes compañeras del jardinero que, buena labor, realizan en el jardín.
    Un abrazo y feliz comienzo de semana.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Maria
    Gostei muito de conhecer a história da joaninha, são fofinhos, um forte abraço.

    ResponderEliminar
  7. Ik heb ze nog niet gezien maar je hebt er een mooie serie van weten te maken

    ResponderEliminar
  8. Acho as joaninhas muito fofas!
    São poucos os insetos que gostamos, não é?
    As borboletas são outro exemplo.
    Abraços e boa semana! :)

    ResponderEliminar
  9. Que graça! me lembrei do blogue da chica kkk.
    Boa entrada de mês de junho.

    ResponderEliminar
  10. A sua população esteve em sério risco com as grandes pulverizaçoes de insecticidas. Em certos lugares ainda são raras.
    A agricultura bio tem vindo a recuperar o útil inseto.
    Beijinho.
    Majo
    ******

    ResponderEliminar

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo