24/02/2024

GATINHOS - Animais lindos e inteligentes




Algumas capturas dos meus passeios ...

Gatinhos - curiosos e lindos animais












"Gatos são poemas ambulantes." Roseana Murray


Ler o post completo

17/02/2024

Cuki e Flores nas minhas caminhadas




Alguns olhares dos meus passeios, com o Cukie  ...























A alegria e ternura do meu cão e a delicadeza das flores dão sempre cor e alegria aos meus dias.



Ler o post completo

10/02/2024

🌼 SPIREAS - "Vanhouttei"




Olhares da primavera passada, para alegrar o inverno

As lindas e delicadas flores das Spireas

 





Florescem todos os anos nos jardins perto da minha casa. A Spirea, também designada por Spiraea, é um género de cerca de 80 a 100 espécies de arbustos da família Rosaceae. São nativas do Hemisfério Norte temperado, existindo uma maior diversidade no leste da Ásia.





São arbustos resistentes e de folhas decíduas. As folhas são simples e geralmente curtas, e estão dispostas de forma alternada e em espiral. Na maioria das espécies, as folhas são lanceoladas (estreitamente ovais) e têm cerca de 2,5 a 10 centímetros de comprimento. As margens das folhas são geralmente dentadas, ocasionalmente cortadas ou lobadas e raramente lisas.





As suas pequenas flores estão agrupadas em inflorescências, geralmente em panículas densas, corimbas em forma de guarda-chuva ou cachos em forma de uva. As flores têm cinco sépalas e cinco pétalas, podendo ser brancas, rosa ou avermelhadas. Cada flor possui muitos estames (15 a 60).








Muitas espécies de Spiraea são usadas como plantas ornamentais em climas temperados, principalmente pelos seus cachos vistosos de lindas flores bem densas.







Ler o post completo

03/02/2024

Madressilva Japonesa - Japanese honeysuckle




Conhecendo um pouco mais sobre um interessante arbusto de lindas e aromáticas flores ...

Madressilva Japonesa - Lonicera japonica


A Madressilva Japonesa tem como nome cientifico Lonicera japónica, pertence à família Caprifoliaceae e faz parte do género Lonicera, sendo o género constituído por aproximadamente 840 espécies. A espécie Lonicera japonica é originária da China, Coreia e Japão.




São arbusto ou trepadeiras muito vigorosas, semi-lenhosas, podendo chegar até 10 metros de altura. Tem folhas persistentes, opostas, elípticas, oblongas ou lanceoladas, ovaladas, simples, com 3 a 8 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura.





Tem um florescimento abundante, as suas delicadas flores são muito perfumadas, nascem de cor branca e ao envelhecerem ficam de cor amarela. São muito apreciadas pelos insetos, incluindo abelhas e borboletas.




A fruta é uma baga, globosa, azul escura, de 5 a 8 mm de diâmetro, contendo numerosas sementes.




É uma planta fácil de cultivar, gosta de sol pleno tolerando também a meia sombra, solo fértil, regas regulares sem encharcar. Podar esporadicamente no inverno. Pode ser cultivada por sementes, estacas ou camadas, espalha-se também por meio de brotos se tiver espaço suficiente para crescer.




A flor tem um alto valor medicinal na medicina chinesa tradicional. Tem propriedades antibacteriana e anti-inflamatória.

É uma planta muito utilizada no paisagismo devido à beleza e fragância das suas flores. Podem ser cultivadas isoladamente como arbusto, ou revestindo muros, pergolas, treliças e caramanchões. Em alguns países é considerada invasiva.




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais



Ler o post completo
Topo