26/12/2015

Borboletas uma das maravilhas da Natureza


A Borboleta é para mim, um dos mais belos insectos da Natureza, divinas, frágeis, com as suas asas de múltiplas cores, dão luz, alegria e cor a qualquer local por onde passem.




“Como uma borboleta que voa livremente, a felicidade flutua na mansidão de nossa existência. A borboleta tem um tempo determinado de vida, assim também, a felicidade tem seu tempo e sua hora. Não vivemos num estado de felicidade perene.”
(Denise Severgnini)
 




"A alma é uma borboleta...
há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose..."
 (Rubem Alves)
 




“No mistério do sem-fim equilibra-se um planeta. E no planeta um jardim e no jardim um canteiro no canteiro uma violeta e sobre ela o dia inteiro entre o planeta e o sem-fim a asa de uma borboleta.”
(Cecília Meireles)
 



“A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-la, pousa em nós.”
Proverbo chines
 




"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."
Rubem Alves





"Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."
Antoine de Saint-Exupéry
 



Para que seja sempre possível continuarmos a apreciar estes magnificos insectos, é necessário e fundamental, que cada um de nós ajude a preservar a NATUREZA.





Fontes: 1ms.net; outros Net
Ler o post completo

22/12/2015

Alimentos que rejuvenescem



Basta modificarmos os nossos hábitos para vivermos mais anos e em melhores condições de saúde e bem-estar.


Enviaram-me este artigo que fala de alimentos que, apesar de não evitarem a morte, prolongam a vida com qualidade! Achei que devia de repartir esta informação, com todos os que passam pelo meu blog.
Segundo os especialistas da área de nutrição, é possível prevenir uma série de problemas com base numa alimentação correcta e equilibrada, entre eles, o cancro, problemas de ossos ou de visão.
Vegetais, fruta, peixe e até chocolate, são alguns dos alimentos que, para além de nos manterem saudáveis, nos dão anos de vida. Vamos ver, um a um, quais os alimentos que nos mantêm jovens por dentro e por fora!

1. Quivi
Originário da China, contém ácido propeolítico que melhora a circulação e ajuda a combater o chamado mau colesterol (LDL). Possui também uma enzima chamada actidina que ajuda a digerir as proteínas.
O seu conteúdo elevado de vitamina C ajuda a prevenir constipações. A vitamina C é um antioxidante que elimina os radicais livres e desempenha um papel fundamental no combate ao envelhecimento.
Contém uma quantidade considerável de fibra, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e crómio, que têm um papel muito importante na prevenção de doenças cardíacas.

2. Abacate
Tem 10 vitaminas, entre elas, a vitamina E, o ácido fólico (B9) e glutatião, um derivado proteico com acção antioxidante (combate a degeneração celular).
Contém 10 ácidos gordos, dos quais cinco são mono e poli-insaturados, com destaque para o ómega-9, ómega-7, ómega-6 e ómega-3, sendo este último protector contra o cancro.
Também contém sitosterol, que previne a acumulação de colesterol.
Possui, para além disso, aminoácidos essenciais (arginina, fenilalanina, lisina...), fundamentais ao normal funcionamento do organismo.

3. Tomate
Para além de estar bem provido de vitaminas, minerais e flavonóides, contém licopeno, um dos antioxidantes mais poderosos, que lhe dá a cor vermelha e tem 'um papel antioxidante activo na degenerescência celular que conduz ao envelhecimento'.
Fortalece as paredes celulares, aumenta as defesas e depura o organismo de substâncias tóxicas .
Previne o aparecimento de doenças do coração e dos seus vasos sanguíneos, é benéfico para a visão e melhora a saúde do sistema nervoso.

4. Presunto
O presunto protege o coração e reduz o colesterol, desde que não seja excessivamente gordo nem demasiado salgado.
Os seus ácidos gordos monoinsaturados e o ácido oleico previnem as doenças cardiovasculares. Tem cerca de 40% de proteínas, pelo que pode substituir a carne nas refeições, sendo importante na formação da massa muscular.
Tem vitamina E, um potente antioxidante. Também é rico em cobre (essencial para os ossos e cartilagens), ferro e fósforo.

5. Brócolos
Contem zinco que favorece a função da próstata e a qualidade do esperma.
Muito ricos em luteína, reduzem ligeiramente os efeitos da degenerescência macular da idade (DMI).
São ideais para grávidas, convalescentes, pessoas anémicas, etc... por causa do elevado aporte de ácido fólico e ferro. Actuam como fitoestrogénios na menopausa (tal como a soja).

6. Espinafres
Têm provitamina A e vitaminas C e E, todas elas antioxidantes. São uma fonte inesgotável de vitaminas do grupo B, como folatos, B2, B6, B3 e B1, que possuem uma acção anti-envelhecimento pelo seu papel como co-factores enzimáticos.
 

7. Soja
Contém vitaminas A e E, e três do grupo B (B1, B2 e B5). A vitamina ajuda a conservar os epitélios celulares, que revestem as superfícies do corpo e dos órgãos. A vitamina E tem um efeito antioxidante, combatendo os radicais livres.
Ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, sobretudo na mulher após a menopausa. Alivia os sintomas da menopausa.
Possui mais minerais do que qualquer outra leguminosa, sobretudo potássio e fósforo. A relação cálcio/fósforo é essencial para uma boa estrutura óssea. O potássio tem uma importante acção a nível muscular.

8. Frutos secos
Contêm proteínas (entre 14% e 19%), vitaminas do grupo B, aminoácidos, minerais, ácidos gordos poliinsaturados (nozes), ácidos gordos monoinsaturados e fibra.
As amêndoas, as nozes e as avelãs são as que têm melhores propriedades antioxidantes por causa da sua maior concentração em vitaminas.

9. Chocolate preto
Tem uma grande actividade antioxidante graças aos seus flavonóides, combatendo os sinais do envelhecimento.
Beneficia a dilatação das artérias e o aumento do seu diâmetro. Para além disso, diminui a rigidez aórtica em cerca de 7%. Actua como um antiplaquetário eficaz, prevenindo a formação de trombos.
Estimula as funções cerebrais graças à fenetilamina, um alcalóide que actua como neurotransmissor cerebral.

10. Alho
Tem propriedades anti-sépticas, antifúngicas e antimicrobianas, melhorando a resposta a vírus, bactérias e fungos.
Tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para reduzir o envelhecimento e a degeneração celular, que está na origem de alguns tipos de cancro.
Ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial. Reduz o chamado mau colesterol (LDL), aumenta o colesterol bom e previne problemas de disfunção eréctil no homem.

11. Azeite virgem (e azeitonas)
Tem um alto teor de ácido oleico, uma gordura monoinsaturada rica em vitaminas A, D, K e, especialmente, em E, que actuam como antioxidantes.
Reduz o risco de doenças cardiovasculares e controla a tensão arterial.
Favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco, tendo por isso um papel importante ao nível da formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis.
 

12. Chá verde
Esta bebida é apreciada há mais de 5.000 anos nas culturas orientais.
É rica em polifenóis, bioflavonóides e vitaminas A, C e E, o que a torna num elixir antioxidante e anticancerígeno.
Reforça o sistema imunitário, protegendo o organismo de bactérias e vírus prejudiciais. Ajuda a reduzir a gordura corporal e previne as doenças cardíacas. Regula o nível de colesterol.

13. Mel
Os seus minerais são assimilados directamente e contribuem para a manutenção do esqueleto (cálcio) e para a regeneração do sangue (ferro).
Tem um alto poder nutritivo, pelo que é um substituto ideal do açúcar industrial ou refinado. As suas enzimas facilitam a boa assimilação de outros alimentos.
É um bom remédio contra a fadiga, pelo fornecimento de hidratos de carbono de absorção rápida e pela fácil reposição das reservas gastas.

14. Cebola
É uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo. É rica em compostos enxofrados, que fazem parte do seu óleo essencial e que actuam sobre as vias respiratórias, melhorando a expectoração.
 

Texto: Madalena Alçada Baptista
Revisão científica: Dr. Tiago Osório de Barros (nutricionista no Espaço Qualidade e Saúde, em Lisboa)


"A verdadeira felicidade é impossível sem verdadeira saúde, e a verdadeira saúde é impossível sem um rigoroso controle da gula." (Mahatma Gandhi)
Ler o post completo

21/12/2015

Os Cogumelos a Saúde e a Natureza


Os cogumelos são fungos com uma estrutura simples, sem raízes, folhas ou flores. Reproduzem-se através de esporos que dão origem ao micélio - parte vegetativa do cogumelo. Simplificando, pode-se dizer que os cogumelos são compostos por micélio, pé, chapéu e, às vezes, anéis. Contudo, nem todas as espécies apresentam estas quatro partes.




São conhecidos desde a antiguidade quando o homem já os utilizava como um alimento de elevado valor nutritivo e terapêutico. Na natureza, existem centenas de espécies diferentes de cogumelos.

Os cogumelos têm capacidades medicinais surpreendentes no combate a problemas de saúde tão distintos como o colesterol ou o desenvolvimento de tumor.



"Os cogumelos são excelentes reguladores do trânsito intestinal, têm excelentes propriedades imunológicas, ou seja, estimulam o sistema imunitário contra as agressões a que o organismo está sujeito e conseguem bons resultados na redução dos níveis do colesterol", (Xavier Martins).


As suas propriedades terapêuticas são inúmeras e vale a pena conhecê-las de forma a tirar todos os benefícios possíveis para a saúde.

Ajuda à ingestão de vitaminas - O seu consumo regular ajuda à ingestão de vitaminas A e C, vitaminas do complexo B e em minerais (selénio, cálcio, iodo, fósforo). A vitamina B promove a protecção da pele, da visão e do sistema digestivo, enquanto que o selénio, por exemplo, protege a tiróide, reforça o sistema imunitário e é um importante antioxidante.




- São um aliado dos hipertensos, o segredo está na elevada concentração de potássio, um aliado natural que ajuda a controlar os níveis de tensão arterial. Este nutriente desempenha um papel importante no metabolismo celular e no funcionamento do sistema nervoso e muscular.

- Auxilia o funcionamento dos intestinos - Cerca de 90% da composição dos cogumelos é água, o que explica por que motivo é tão apreciado por todos os que se preocupam com a linha. O seu elevado teor em fibras auxilia o funcionamento do intestino, actua no controle do colesterol e na prevenção das doenças cardiovasculares.

- Quase sem calorias (28kcal em médica para cada 100g) e com pouca gordura, os cogumelos guardam ainda um valor apreciado de proteínas (por exemplo 100g de cogumelos comestíveis frescos correspondem a cerca de 5g de proteínas).



Atenção
- Se optar por fritá-los, lembre-se que as calorias também aumentam! Pense em soluções criativas e saborosas tal como um arroz de cogumelos, massa com cogumelos ou milho, em saladas ou na sopa.

- Se gosta de os apanhar, é preciso grande cuidado e profundo conhecimento das espécies comestíveis, pois alguns são altamente venenosos ou tóxicos. A colheita deve ser feita com auxílio de uma faca. Deve cortar-se o cogumelo de forma a deixar na terra o micélio, pois este irá dar origem novamente a outro cogumelo no ano seguinte.


Nunca devemos esquecer que para fazer alimentação saudável é importante que esta seja variada, com a ingestão regular de fruta, verduras, leguminosas, peixe, carnes brancas e lacticínios. A água também não deve faltar, muito menos o exercício físico, um aliado indispensável para queimar as calorias que ingere e aumentar a sua massa muscular.



Todos os cogumelos mesmo os não comestíveis e até os venenosos, têm funções ecológicas benéficas para a floresta, assim como para o ambiente, por isso não devem ser destruidos. Sendo os cogumelos um fungo, eles são componentes importantes do ecossistema, representando um papel de equilíbrio dos espaços florestais.


Fontes: www.cientic.com; artigo da Nutricionista Dra. Alexandra Bento; http://www.drapc.min-agricultura.pt/base/documentos/boas_praticas_cogumelos.pdf; http://www.quercus.pt/; outros.
Ler o post completo

15/12/2015

Um mundo de Cores – Tulipas na Holanda


No hemisfério Norte estamos na primavera a estação do renascer da natureza e falar em natureza é falar no despontar de mil flores por campos e jardins do mundo inteiro. Hoje proponho uma visita pelos campos de tulipas da Holanda.


Foto: Net

A Primavera trás à Holanda um esplendôr muito especial, os campos tornam-se arte ao transformaremm-se em pinturas gigantes multicoloridas.


Foto: Net

Depois de hibernar durante os frios meses de Inverno a Natureza começa a renascer.
Longos campos maravilhosos de tulipas, estendem-se até perder de vista. Parecem tapetes de mil cores.
Listas de roxo, branco, amarelo, vermelho, laranja, rosa e verdes compõem este tapete da natureza de uma forma encantadora.


Foto: Pessoal

As tulipas foram levadas para a Holanda no século 17 por Carolus Clusius, um famoso biólogo de Viena, que se tornou diretor da Hortus Botanicus em Leiden, o mais antigo jardim botânico da Europa, fundada em 1587.

Foto: Net

Ao longo dos anos foram criados milhares de híbridos de tulipas e hoje apresentam-se nas mais diferentes cores e variações.
Os bolbos plantados no final de Outubro e início de Novembro, florescem em Maio, tornando os campos um mar colorido.


Foto: Net

Milhões de tulipas são cultivadas por ano sendo cerca de dois terços destas lindíssimas flores exportadas, principalmente para os EUA e Alemanha.
Para apreciar todo o tipo de tulipas e muitas outras espécies de flores, nada melhor do que passear pelo famoso parque Keukenhof.  Pode visitar virtualmente este divinal jardim entrando no seu site oficial em: Keukenhof Garden.
Com as suas cores vibrantes e a sua delicadeza estas magnificas flores deslumbram todos os olhares. 


Foto: Pessoal

Fotos: Net e Pessoais

Ler o post completo

08/12/2015

Jardim: Callaway Gardens


Callaway Gardens é um lindissimo resort de 13.000 hectares localizado em Pine Mountain, Georgia, nos arredores de Columbus, Georgia, EUA.

Foi fundado em 1952 por J. Cason e Virginia Hand Callaway para promover e proteger as espécies nativas de azaléia. O seu filho, Bo Callaway, ajudou a desenvolver e executar o jardim.


 Foto: www.callawaygardens.com

Hoje, a Callaway Gardens possui uma grande variedade de atrações de lazer, incluindo um enorme habitat fechado para borboletas, o Cecil B. Day Butterfly Center, e o John Sibley Horticultural Center, conhecido pela sua grande variedade de cultivares e plantas nativas.
O jardim foi originalmente concebido em 1930, depois Cason J. Callaway ter descoberto uma azaléia rara crescendo na área.
Em 12 de abril de 1961, o fundador Cason J. Callaway morreu e foi sucedido como Presidente do Conselho pela sua esposa, co-fundador da Virginia Hand Callaway. Os jardins sofreram numerosas expansões após a morte de Cason Callaway.





O Centro Cecil B. Day Butterfly
Este centro abriu ao público em 25 de setembro de 1988. Tem 1.000 borboletas que representam mais de 50 espécies. As borboletas são recebidos na fase de pupa (ou crisálida) da Malásia, Filipinas e América Central e América do Sul. Porque as borboletas são consideradas espécies invasoras, uma explosão interna de ar é baleado por uma máquina na porta para evitar eventuais fugas borboleta.




Overlook Azalea Garden
História e beleza fazem uma deliciosa combinação no Overlook Azalea Garden. Esta área é rica em história, porque foi plantada sob a direção dos fundadores Cason e Callaway Virgínia, e é um lugar super especial durante a Primavera, quando os milhares de arbustos de azaléia carregam flores vibrantes.


Foto: www.freehdw.com

Ida Cason Callaway Memorial Chapel
A sua beleza está na simplicidade e na configuração que permite momentos de paz e reflexão. Situada no meio de uma tranquila floresta ao redor de Falls Creek Lake, o Ida Cason Callaway Memorial Chapel é um tributo inspirador à mãe co-fundador Cason Callaway. Esta capela gótica, é uma reminiscência do século XVI, possuí seis vitrais retratando a floresta do Sul, com a progressão das estações.


Foto: wikipedia_Mooveeguy


Callaway Gardens possui uma praia de areia branca artificial, Robin Lake Beach. A praia estende-se um quilómetro em torno do Robin Lake.
Desde 2011, a existem dois campos de golfe em funcionamento, o Lake View Golf Course e o Mountain View Golf Course.
O jardim tem várias trilhas tanto para caminhadas como para ciclismo. O Bike Trail Discover, uma trilha de 16 km que serpenteia através dos jardins arborizados, oferece aos clientes acesso a todas as atrações.


Foto: Foto: www.callawaygardens.com


Fontes e Fotos: http://www.callawaygardensliving.com/; http://www.gardentourist.org/Callaway_Gardens/Callaway_Gardens.html; http://www.comptois.com/blog/; www.wordlgolf.com; TrekEarth; www.gardenvisit.com; outros

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
Ler o post completo

Como os FRUTOS ajudam na nossa SAÚDE


A Saúde é um bem precioso e como tal, sempre que recebo ou encontro algum artigo sobre este tema e que penso poder ser útil, gosto de o partilhar.

Ao decorrer do tempo, o homem veio a descobrir que as frutas possuem não só um grande valor nutritivo, mas também efeito medicinal. As frutas hoje estão entre os maiores agentes terapêuticos dados pela natureza.

Uma ALIMENTAÇÃO rica em FRUTAS e VEGETAIS reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares, reduz o risco de vir a sofrer de diabetes do tipo 2 (mellitus),proteger-nos de certos cancros, tais como cancro da boca, do estômago, do cólon e recto, reduz o risco de desenvolver cálculos renais (pedra nos rins) e osteoporose (diminuição da massa óssea).

Hoje apresento uma tabela de Frutos e qual a sua importância na nossa SAÚDE.

Fruta um alimento precioso!!!



DICA - Durante o pequeno almoço, adicione fruta (fresca ou seca) aos cereais ou ao leite/iogurte. Ou, então, não saia de casa sem levar consigo uma peça de fruta que possa consumir a caminho do local de trabalho.
 

DICA - Procure ter no seu local de trabalho fruta (fresca ou seca) para consumir nos intervalos entre as principais refeições em vez de snacks hipercalóricos.
 

DICA - Comer a fruta 1 ou 2 horas antes ou depois das refeições, pois após as refeições promove fermentação no tubo digestivo (causando gases e mal estar).

Não esquecer que os sumos de fruta naturais devem ser bebidos no momento em que são feitos, caso contrário o seu conteúdo em vitaminas diminui consideravelmente. A ingestão destes sumos não dispensa o consumo de fruta fresca.

Fonte: Artigos diversos sobre a importãncia Fruta na saúde

Conselho: Tome cuidado com a sua saúde
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Mas lembre-se sempre que é a sua MAIOR RIQUEZA

Consulte sempre seu médico e/ou nutricionista para uma alimentação adequada as suas reais necessidades.



"Saber é compreendermos as coisas que mais nos convém." (Friedrich Nietzsche)
Ler o post completo
Topo