quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dicas proteger o MEIO AMBIENTE


Com pequenas acções muito simples, nos podemos contribuir para ajudar a PRESERVAR O NOSSO AMBIENTE.




Economizar energia, água, preferir equipamentos que não prejudiquem a camada de ozono, reutilizar materiais, reciclar o lixo caseiro, usar menos o carro, andar mais a pé, evitar produtos de origem animal, são tudo pequenos actos que podemos e devemos fazer.

Preservar o meio ambiente é uma tarefa de todos nós, por isso, a consciencialização do ser humano é o factor mais importante para reverter o quadro em que se encontra o nosso meio ambiente.

DICAS para PRESERVAR e POUPAR
1) Economizar água! Parece simples, mas muitas pessoas ainda não o fazem: economizar água. Fechar as torneiras enquanto se escova os dentes e ensaboa a louça. Usar a água que sai da máquina de lavar roupa para limpar a área de serviço ou o quintal. Arranjar as torneiras quando não vedam bem. Aproveitar o verão para tomar banhos menos quentes e mais curtos. Usar toda a capacidade da máquina de lavar, proporcionando menos lavagens poupa-se água e também se economiza dinheiro.

2) Não desperdiçar energia eléctrica: desligar os aparelhos, verificar sobrecargas, apagar as luzes, comprar aparelhos eléctricos amigos do ambiente (Classe A - consomem menos energia), utilizar lâmpadas economizadoras.
3) Ser consumidores conscientes - Evitando adquirir produtos com excesso de embalagens descartáveis, pois consomem recursos na sua fabricação e aumentam muito a quantidade de lixo.

4) Reutilizar, Reacondicionar, Reciclar! Fazer trocas com os amigos, reformar, doar e só comprar algo novo quando for estritamente necessário. Ficamos admirados com a quantidade de coisas que podemos reaproveitar e com quanto dinheiro podemos economizar.

5) Usar sacos de compra reutilizáveis, ou de materiais duráveis. Evitar a utilização de sacos de plástico.
6) Se vamos viajar, antes de sair não devemos esquecer de desligar o gás, a água e os aparelhos eléctricos das tomadas. Devemos cancelar o recebimento de jornais e revistas enquanto estivermos fora, afinal quando regressarmos as notícias já estão desactualizadas e eles vão direitinhos para o lixo.

7) Não deitar lixo nas ruas, parques e praias, esse lixo pode não só contaminar o ambiente, mas também pode levar vários animais marinhos, à morte por ingestão. Tartarugas morrem em todo o mundo ao confundir sacos plásticos com comida. Se onde estivermos não houver caixotes do lixo, colocar na mala e deitar fora em casa.

8) Se vamos trocar de carro, na altura de escolher, devemos levar em consideração as emissões de poluentes e o tipo de combustível usado. Devemos colaborar com o clima do planeta: quanto menos emissões, menor impacto ambiental.




A educação começa em casa. Portanto, além de boas maneiras em casa, na escola e na vida social, não podemos esquecer de ensinar aos nossos filhos o amor e respeito pela natureza, incentivando-os desde cedo a PRESERVAR O MEIO AMBIENTE



Fontes e Fotos: Wikipedia; Naturlink, Deco, EPAL, Portal do cidadão, futurenergia, IniciativaVerde, Natureba, outros textos net.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Topo