07/03/2015

Preservar a Natureza é Fundamental - POUPAR ÁGUA


A Natureza está em perigo, devido à falta de sensibilidade do homem. Se queremos preservar o nosso planeta, cabe a cada um de nós, fazer a sua parte no dia-a-dia, agindo e informando sobre a importância de evitar o desperdício de água, energia, combustível, papel, alimentos e outros recursos, além de incentivar a redução do lixo, o reaproveitamento e fazendo uma escolha selectiva e um consumo responsável.



Hoje vou dar algumas dicas que não só ajudam a Mãe Natureza, como também são importantes para o nosso orçamento familiar. Como este tema, é para mim de grande importância e eu gosto de dar o máximo de informação possível, vou faseá-lo começando por falar, na importância de preservar e poupar a ÁGUA.


A água, é um bem inestimável que a natureza nos oferece e é talvez o recurso natural mais importante que temos, ela é essencial à vida!



Apesar de a água ser o composto mais abundante do Planeta, mais de 92% da água existente na terra é salgada (oceanos e mares), e apenas cerca de 4% da água é potável e esta percentagem tende a diminuir à medida que aumenta a poluição e a população.



A água é utilizada em praticamente todas as actividades humanas e é indispensável à sobrevivência de todos os seres vivos. Diariamente usamos a água nas mais diversas actividades na nossa higiene pessoal, para beber, para cozinhar, regar, nas indústrias e na agricultura, para fins públicos como escolas e hospitais, enfim a água está sempre presente no nosso quotidiano.
O nível de vida actual exige cada vez mais consumo de água e dado que a água é um recurso esgotável e, no entanto, vital para a sobrevivência de todos os seres vivos, é fundamental o correcto uso da mesma e temos a obrigação de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, para PRESERVAR este bem tão precioso.



Dicas para Poupar Água e dinheiro

Em casa (geral)

- Feche sempre bem as torneiras e verifique regularmente o estado de conservação das mesmas. Chame um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura. Uma torneira a pingar pode gastar 10 a 15 litros de água por dia.
- Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.
- Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça.
- Faça uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.
- Feche a torneira de segurança do contador sempre que se ausentar mais de 2 dias de casa.

Na cozinha
- Aquando da aquisição de uma máquina de lavar louça ou roupa, tenha em conta a eficiência da mesma em termos de consumo de água.
- Opte por usar programas económicos.
- Use as máquinas de lavar roupa e louça apenas quando estiverem cheias.
- Use os horários económicos para poupar dinheiro em electricidade (madrugadas ou fins de semana).
- Use a programação para meia carga quando não tiver a máquina de lavar roupa cheia.
- Sempre que possível (e se a sua máquina da loiça permitir) passe a fase de secagem da loiça. No Verão por exemplo, é uma das alturas indicadas.
- Faça a manutenção correcta da máquina de lavar loiça (limpeza dos filtros, acumulação de comida nas saidas). Veja no manual de instruções do fabricante, as operações aconselhadas para a limpeza.
- Não passe a louça por água antes de a colocar na máquina. Caso seja necessário coloque-a de “molho” ou limpe-a com papel antes da lavagem.
- Lavar a loiça à mão com água sempre a correr gasta mais do que lavar a loiça na máquina. Não deixe a água a correr continuamente.
- Se tiver de lavar loiça à mão então faça-o de uma só vez. Junte a loiça toda e lave no final do dia, porque poupa água e gás enquanto espera pelo aquecimento da água.

Na Casa de Banho
- Evite fazer descargas desnecessárias. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.
- Mantenha o autoclismo sem fugas. Um autoclismo com fuga pode gastar até 400 litros de água por dia.
- Uma maneira bem simples de poupar água nas descargas é colocando uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo. Por exemplo, se colocarmos uma garrafa de 1,5L (um litro e meio), pouparemos 1,5L de água por cada descarga.
- O caudal de uma torneira é de 11 a 19 litros de água por minuto. Instale um compressor redutor de caudal e poderá reduzir o consumo em 50%.
- Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa.
- Prefira os banhos de chuveiro aos banhos de imersão. Um duche normal consome 35 litros em 5 minutos, enquanto um banho de imersão 80 litros.
- Feche a torneira enquanto lava os dentes ou faz a barba. Uma torneira a correr pode consumir 5 a 10 litros de água por minuto.


No exterior
- Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de alguém ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la arrefecer antes da rega.
- Opte por regar os jardins nas horas de menor calor. Evita assim a maior evaporação de água que acontece nas horas mais quentes, reduzindo o número de vezes necessárias de rega das plantas.
- Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais (mulch). Diminui o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra.
- Plante árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra.
- Equipe as mangueiras com uma torneira de fecho automático.
- Durante a lavagem do carro feche a água enquanto o ensaboa. Evite o uso da mangueira, utilizando balde e esponja.
- Quando detectar uma fuga de água na rede de abastecimento público contacte a entidade gestora para que seja rapidamente resolvida.

Fontes: wikipedia; Naturlink, Deco, EPAL, textos diversos


"A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração de qualidade das reservas actualmente disponíveis."

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo