08/09/2016

Flor-de-Cera


Hoya Carnosa

A Flor de Cera, flor-de-porcelana, Hoya carnosa, é originária da Austrália e da China. Existem cerca de 200 espécies, é uma trepadeira perene, possui folhas carnudas e espessas, de formatos muito diversos, incluindo as variedades de folha retorcida e as de folha matizada.
 
As inflorescências são pendentes, como pequenos buquês carregados de flores cerosas, brancas a rosadas, em forma de estrela e delicadamente perfumadas.



No Verão surgem cachos de flores em forma de estrela, muito aromáticas, parecendo ser feitas de cera ou porcelana. Pode ser cultivada em vasos, canteiros e jardineiras, sempre com um suporte para fixação.

Hoya Coriacea

Condições de cultivo
A flor-de-cera multiplica-se por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se.


Hoya-carnosa-red

Luminosidade
Precisa de bastante luz para a floração mas não tolera o sol directo nas horas mais quentes do dia.


Hoya cinnamonifolia

Clima ideal
Moderadamente tolerante às baixas temperaturas, prefere uma faixa entre 15 a 25ºC. Em regiões de clima frio, pode ser cultivada em estufas ou no interior das residências.


hoya lasiantha

Regas
No período da Primavera e Verão necessita de regas regulares, mas no Outono e Inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra.


Hoya pubicalyx Royal Hawaiian Purple

Floração
Floresce no Verão. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.


Hoya pubicalyx Red Buttons


Fontes e Fotos : “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; outros Net.


Hoya pubicalyx jungle garden

"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo